Data de publicação: 20-02-2008 00:00:00

Enfim, quase o fim do nepotismo em Contagem.

Centro de Integração Empresa Escola de Minas Gerais -  CIEE

Fotos: Robson Rodrigues
Clique aqui e veja as fotos da reunião

O Promotor de Justiça Dr. Mário Antônio da Conceição disse que o fim do nepotismo no legislativo poderia servir de exemplo para o executivo. O projeto foi aprovado por unanimidade, mas nem todos os vereadores justificaram seus votos.

“A Câmara Municipal de Contagem teve coragem de aprovar a Lei. Os vereadores tiveram coragem de votar uma Lei que afeta os seus próprios mandatos. Muitos deles sabendo que seus parentes seriam afastados. A aprovação foi unanimidade e fiz questão de vir à Câmara municipal ressaltar o momento histórico que vivemos”, disse o promotor.

Jander Filaretti disse que se sente orgulhoso em participar da aprovação da Lei contra o nepotismo. “Espero que o exemplo da Câmara seja seguido por todos os órgãos públicos de todas as esferas do poder”, disse o vereador.

Dimas Fonseca agradeceu ao Procurador da Câmara Municipal de Contagem, Dr. Silvério Cândido, por ter assessorado os vereadores durante a criação do projeto de Lei do nepotismo. “Sou amigo do Dr. Silvério e ele sempre me aconselha na concepção dos meus projetos”, ressaltou o vereador, que também disse esperar o fim do nepotismo no executivo.

O vereador Lucas Cardoso disse que a Câmara Municipal de Contagem está de parabéns, mas que ainda é preciso fazer uma ampla reforma administrativa. Ciro Campos disse que o Ministério Público é um anjo e que esse anjo está contribuindo para uma sociedade mais justa.

A vereadora Maria José Chiodi disse que os juízes são difíceis de ver, mas os promotores são mais acessíveis. “Os promotores têm coragem de se mostrar e de falar”, ressaltou. Irineu da Funec disse que o momento é histórico e que a lei contra o nepotismo garantirá a democracia no município.

Professor Carlinhos lembrou que há vinte anos caía o privilégio dos vereadores de se aposentarem após quatro anos de trabalho. “Não queremos privilégios, queremos trabalhar de peito aberto”, disse o vereador.

Dr. Silvério Cândido disse que não se deve ter medo do Ministério Público, mas respeito. “A Lei contra o nepotismo é uma inovação no Estado de Minas. A aprovação da Lei é uma adequação à realidade que vivemos hoje e parabenizo ao inovador promotor Mário da Conceição pelo empenho”, disse o procurador da Câmara Municipal de Contagem.

Méritos

Dr. Mário Antônio da Conceição disse que o mérito da nova Lei é dos vereadores e que a aprovação é um sinal de maturidade política do legislativo. “Procurei a Câmara para discutir a questão do nepotismo e na época não havia nenhuma denúncia. Fizemos o projeto de lei em três meses e aprovamos. Essa lei pretende ser o começo do processo de instaurar a igualdade, a legalidade e a fraternidade em Contagem”, finalizou o promotor.

Tribuna livre

Isabel Chiodi, irmã da vereadora Maria José Chiodi, e moradora do bairro Três Barras, foi falar dos assassinatos ocorridos próximo à sua residência. “Não é natural pais enterrarem seus filhos. Precisamos diminuir as desigualdades para diminuir a violência”, enfatizou a engenheira, que disse estar assustada com tantos tiros ouvidos no silêncio das noites.

IPTU

Professor Carlinhos disse que a questão do IPTU deverá ser discutida em breve. “Todos têm medo de falar sobre IPTU com receio de perder as eleições”, analisou.


Por: Robson Rodrigues

 

Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br