Data de publicação: 20-02-2008 00:00:00

"A vida que vale a pena ser vivida"

Academia Equilíbrio Funcional

Fotos e vídeos: Robson Rodrigues
Clique aqui e veja as fotos da palestra

A UNA Contagem convidou o professor da USP, Clóvis Barros, para fazer uma palestra para os alunos da faculdade. O evento foi realizado para lançar os cursos de pós-graduação oferecidos pela instituição.

O Padre Geraldo Magela, Reitor da UMA, e o Coordenador do Programa de Pós-Graduação, Ricardo Carvalho de Viana Paiva, fizeram a abertura do evento agradecendo a presença de todos. “Estamos oferecendo os cursos de MBA Gestão Industrial, MBA Gestão Estratégica de Negócios, MBA Gestão Estratégica de Pessoas e MBA Gestão Estratégica de Logística e Produção”, listou Paiva.

Palestra

O professor Clóvis é formado em Ciência da Comunicação pela USP e em Direito pela Universidade de Paris. Ele disse que a filosofia está associada diretamente à nossa vida de carne e osso.

“Todos têm a possibilidade de viver diferentemente devido à livre escolha. Aristóteles disse sobre a vida que deve ser vivida através do conceito da felicidade. Para ele, tudo o que encanta no universo tem uma finalidade. Por isso, vive bem quem está em busca da sua finalidade”.

“Aristóteles disse também que se somos singulares, nossas finalidades são únicas, mas temos algo em comum, somos humanos. A vida vale a pena ser vivida quando não se percebe que ela passou. Qual é o medo fundamental que aflige o ser humano?”, perguntou o professor Clóvis.

“O medo fundamental que nos aflige é medo da morte e a filosofia pode nos ajudar a perder esse medo. Somos mortais, mas somos eternos porque se o professor Clóvis morrer, ele vai se constituir em um ente, em um ser ou em outra coisa qualquer. Não devemos ter medo da morte, porque depois dela, reorganizaremos”.

“Se você se reorganizar em um cotonete, por exemplo, será porque você errou em sua finalidade. O mundo afeta o ser humano de duas formas, uma aumenta e outra diminui sua potência de agir. O aumento de potência faz o sujeito ficar alegre e ter alegria de viver. Quando a potência é diminuída, o ser humano fica impotente e triste”.

O professor Clóvis disse com muito bom humor em sua palestra sobre as escolhas que todos fazem durante a vida, sobre a importância de conhecer a aptidão e como se deve encarar a profissão escolhida. Ele contou vários casos e fez a platéia rir da forma como ele se expressa e analisa cada situação vivida.

No final da palestra, o professor foi bastante aplaudido, e cumprimentado por muitos durante o coquetel oferecido pela instituição. Clóvis Barros agradeceu e disse que a reação da platéia fez aumentar sua potência e, conseqüentemente, o fez mais feliz.

 

Por: Robson Rodrigues

Clique nos links abaixo e veja os vídeos da palestra.

Palestra do Professor Clóvis Barros - USP (parte 1)

Palestra do Professor Clóvis Barros - USP (parte 2)

 

Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br