Data de publicação: 10-02-2014 00:00:00

Advogados e servidores protestam em frente ao Fórum de Contagem

WRV Produções

Foto: Robson Rodrigues

Galeria de fotos

Na última sexta-feira (7), a Ordem dos Advogados do Brasil - OAB, juntamente com o Sindicato dos Servidores da Justiça fizeram uma manifestação para reivindicar melhorias no Fórum de Contagem.

Além de melhorias no atual prédio, o protesto pede melhorias no atendimento aos advogados, melhores condições de trabalho para os servidores e reivindica mais agilidade na construção do novo prédio do Fórum da Comarca.

Segundo os participantes do protesto, a falta espaço físico para abrigar todas as Varas e a falta de juízes e servidores para dar andamento ao grande número de processos são reivindicações antigas.

De acordo com o presidente da OAB Contagem, Dr. Joabe Geraldo Pereira Santos, a manifestação acontece devido à insatisfação dos advogados e servidores que reclamam da falta de estrutura do Fórum da Comarca de Contagem.

“São cerca de 200 mil processos para 22 Varas e 19 juízes. Atualmente, leva um ano para o juiz dar um despacho, dois ou três anos para dar uma sentença. Assim fica muito difícil para o advogado e para o cliente e a culpa é da instituição”, reclama o presidente.

A presidenta do Sindicato dos Servidores da Justiça 1ª Instância de MG, Sandra Silvestrini, reclama das más condições de trabalho do Fórum de Contagem e pede a nomeação dos servidores aprovados em concurso público.

Os advogados e servidores fizeram um abraço simbólico do lado de fora e dentro do Fórum de Contagem. Em seguida, todos seguiram para o Tribunal do Júri, onde o documento pedindo melhorias foi entregue.

O presidente do Fórum de Contagem e juiz da Vara de Execuções, Dr. Wagner Cavalieri, reconhece a falta de estrutura do prédio e diz que conta com o apoio dos advogados e servidores para melhorar os trabalhos enquanto o novo Fórum não fica pronto.

“Foi interessante a presença dos advogados e servidores para termos a oportunidade de expor a real situação do Fórum de Contagem. Muitos juízes desistem de atuar em Contagem por causa das péssimas condições de trabalho encontradas”, afirma Cavalieri.

Já o juiz da Vara da Infância e Juventude, Dr. Thiago França, relatou que devido à falta de instituições que ofereçam medidas sócio educativas para os jovens infratores de Contagem, alguns já foram soltos sem cumprirem suas penas e pede providências.

A classe dos advogados está unida. Todos reconhecem a legitimidade do protesto e da precariedade do Fórum de Contagem.

“É muito importante a OAB se posicionar contra a vergonhosa situação que se encontra a Comarca de Contagem”, diz o vereador Fredin.

“Infelizmente o Fórum de Contagem não possui o mínimo de estrutura, é precária e passou da hora de mudar essa situação. O novo Fórum está sendo construído em marcha lenta, por isso é preciso de um maior empenho do Tribunal. É necessário realizar um mutirão para julgar os processos que estão parados há mais de dois anos”, diz Anderson Racilan, advogado e diretor regional Caixa de Assistência ao Advogado.

Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br