Data de publicação: 12-02-2014 00:00:00

Obrigatoriedade do uso de simulador de direção possui novo prazo

Foto: Ilustração/Internet

Após reunião nesta terça-feira (11), o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) decidiu dar novo prazo para as autoescolas se adequarem e passarem a utilizar o simulador de direção. Agora a obrigatoriedade passa a valer a partir do dia 30 de junho de 2014.

As aulas em simuladores estavam em vigor desde o dia 31 de janeiro, mas a maioria dos Centros de Formação de Condutores não cumpriram a exigência, alegando dificuldades na compra dos equipamentos.

Segundo o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), entre as 1.800 autoescolas de Minas Gerais, apenas 16 adquiriram o equipamento, sendo quatro delas em Belo Horizonte.

O simulador de direção será direcionado para os alunos que desejam tirar carteira de motorista na categoria B.

O objetivo é permitir a exposição de situações virtuais sem comprometer a segurança e integridade do aluno e do instrutor. Além disso, o simulador permite verificar se o condutor tem domínio do veículo, dirigindo-o com atenção e cuidados indispensáveis à segurança do trânsito, em condições normais e em situações imprevistas ou de emergência.

De acordo com a nova regra que agora vale a partir de junho , após as aulas teóricas, os alunos devem ter cinco horas de treinamento com o simulador, para só depois, começarem as aulas de direção nas ruas.

Os Centros de Formação de Condutores só vão poder utilizar simulador de direção previamente certificado e homologado pelo Denatran, órgão responsável pela fiscalização do cumprimento dos requisitos e exigências definidas.

Fonte: Contran

Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br