Data de publicação: 11-04-2014 00:00:00

Direitos dos consumidores é pauta de palestra

Centro de Integração Empresa Escola de Minas Gerais -  CIEE

Daniel Carvalho, Carlos Alberto de Carvalho Junior, Alan Barbosa e Bruno Burgarelli Albergaria Kneipp

Fotos: Robson Rodrigues

Galeria de fotos

O tema foi discutido durante o encerramento da 13ª Jornada de Ciências Contábeis realizado nos dias 8, 9 e 10, no teatro da PUC Contagem.

Além dos palestrantes, foram convidados os representantes do Procon Contagem, o diretor geral, Daniel Carvalho, e seu gerente de atendimento, Alan Barbosa.

Carvalho assumiu a direção do Procon Contagem no final de março. Ele disse que a princípio pretende reorganizar o órgão de defesa dos consumidores da cidade para começar as ações.

“Vamos mudar o Procon de local para ficar mais visível para os consumidores e isso deve acontecer até agosto deste ano”.

Daniel Carvalho disse que pretende promover campanhas educativas para que a população saiba seus direitos como consumidor.

“Atualmente contamos com apenas dois fiscais para cobrir toda a cidade, o que é muito pouco, mas vamos contratar mais dois fiscais para atender as demandas”, explica.

O evento

O ciclo de palestras contou com a explanação do professor da instituição, Alexandre Eduardo Lima Ribeiro que falou sobre a “Estrutura conceitual para elaboração e a divulgação de relatório contábil financeiro”.

Mário César de Magalhães Mateus, diretor da Matur Organização Contábil, falou sobre “Empreendedorismo na gestão da empresa contábil”.

O também professor Bruno Burgarelli Albergaria Kneipp foi o último a palestrar. Ele falou com muito bom humor sobre “Os direitos básicos do Consumidor”.

A palestra

O professor e empresário, Carlos Alberto de Carvalho Junior conduziu a Jornada de Ciências Contábeis.

“Agradeço a presença e a participação de todos os professores e alunos, além do apoio da instituição para a realização da 13ª edição da Jornada de Ciências Contábeis”, agradece.

O professor Bruno iniciou sua palestra dizendo que os consumidores precisam estar cientes do Artigo 6º do Código dos Direitos Básicos dos Consumidores que contém 9 incisos.

“Muitas pessoas conhecem seus direitos como consumidores, mas poucos se portam como bons consumidores. Cerca de 10% da população mundial sofre do consumismo. Os homens não gostam de fazer pesquisas de preços. Já as mulheres pesquisam, mas compram algo na maioria das lojas pesquisadas”, explica.

O professor explica também o que é “Responsabilidade objetiva”, obrigação que as empresas têm de zelar pela vida, saúde e segurança dos consumidores.

“Existem demônios nas relações de consumo, um deles é o cartão de crédito. Cerca de 50% das demandas dos Procon’s são relativos às dívidas de cartões e de créditos consignados”.

Professor Bruno explica que os consumidores tem o direito as informações assegurado, elas devem estar visíveis e claras.

“As propagandas enganosas devem ser combatidas. Elas levam os consumidores a cometerem erros”, finaliza dourtor Bruno Burgarelli que aconselha todos a conhecerem o Código dos Direitos Básicos dos Consumidores para não serem vítimas dos oportunistas e e terem danos morais e materiais.

Em caso de dúvidas e reclamações ligue para 151 – PROCON CONTAGEM

Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br