Data de publicação: 16-07-2014 00:00:00

Futebol, entretenimento ou esporte com sofrimento?

Centro de Integração Empresa Escola de Minas Gerais -  CIEE

Foto: Jefferson Bernardes/VIPCOMM

Trabalhando no planejamento e produção dos novos portais do Jornal Diário de Contagem e da Contagem TV Online, começamos a decidir quais editorias farão parte do projeto. Foi feita uma análise para identificar quais assuntos encaixam em casa editoria. A tarefa não foi fácil.

Após a derrota inesquecível de 7 a 1, na Copa do Mundo de Futebol, pergunto: “Torcer pela Seleção Brasileira é um momento de entretenimento? Foi divertido assistir aos jogos do Brasil? Foi um prazer ou um sofrimento?”

Pois é, na editoria de entretenimento o futebol não pode ficar, deve continuar na editoria de esportes mesmo, mas com resalvas, tamanha a violência assistida em algumas jogadas e mordidas.

Mas não é só o futebol da seleção brasileira que não pode fazer parte da editoria de entretenimento. Assistir aos jogos do Galo, Cruzeiro e do América, em Minas, Flamengo, Botafogo e Fluminense, no Rio e Corinthians, Santos e São Paulo, em São Paulo, assim como tantos outros times brasileiros é bastante estressante. É teste pra cardíaco, muito sofrimento.

Será que a atual crise da Seleção Brasileira fará o exemplo do futebol alemão ser seguido? Será que as coisas vão começar a mudar para melhor no país do futebol? Quem sabe agora a Confederação Brasileira de Futebol – CBF seja reciclada? Será que os caciques do futebol serão expulsos? Será que estamos vendo o começo de uma boa mudança?

Do futebol para a realidade do cidadão comum

Dando continuidade à análise sobre as editorias devem ou não continua no jornal foi inevitável chegamos à editoria de política, que em ordem alfabética, vem logo após a editoria de polícia. Pois bem, diante de tantos acontecimentos que resultou na criação da “Lei da Ficha Limpa”, uma Lei vinda do apelo público, fica claro que muitas notícias que hoje são publicadas na editoria de política deveriam ser publicadas na editoria de polícia, não é?

No caso de Contagem e de muitas outras cidades pelo Brasil afora a editoria de Saúde/Bem Estar deveria estar de luto. Essa, a exemplo da editoria de política deveria está diretamente ligada à editoria de polícia. Continua um absurdo o péssimo atendimento oferecido aos moradores da cidade. Talvez, falta de saúde e o mal estar fosse o nome mais apropriado para a editoria no momento.

Política de austeridade

Analisamos também a possibilidade de diminuir o número de editorias do Jornal Diário de Contagem Online. Levamos em consideração a importância de cada editoria dentro do contexto da notícia e da verba aplicada no espaço. Chegamos à conclusão que é possível e necessário diminuir.

Se a mesma análise fosse feita na administração municipal a quantidade de secretarias também deveria ser diminuída, diminuída bastante. Se levarmos em consideração que tudo o que é oferecido à população é pelas metades, pode cortar o número de secretarias também pela metade.

Se a metade de secretarias que restar funcionar por inteiro seria um grande lucro para a população. Mas o problema é que infelizmente a população brasileira não tem muito parâmetro para comparar o que são serviços públicos de boa qualidade. Acostumados a migalhas, o pouco que é oferecido parece muito, mas é muito pouco. Nem a metade é aceitável, queremos tudo por inteiro.

Respeito

Não queremos um meio ambiente, queremos um ambiente inteiro, sem poluição, com políticas públicas capazes de proteger as nascentes e mananciais. Queremos redes de esgoto e que a Lagoa da Várzea das Flores seja protegida. A caixa d’água de Contagem atualmente recebe esgoto dos bairros próximos e das mansões que são construídas ilegalmente às margens da Lagoa.

Pensando bem, fica resolvido: a editoria de Meio Ambiente do Jornal Diário de Contagem Online também ficará diretamente ligada à editoria de polícia.

Temos mais um problema: a editoria de polícia ficará bastante sobrecarregada com as faltas. Falta de políticas públicas que beneficiem o povo, com a falta de saúde pública e a falta de respeito ao ar, a água, as árvores, enfim, com a falta de respeito ao ser humano.

Mas tudo bem, o Jornal Diário de Contagem é Online e tem espaços suficientes para publicar tudo que for de interesse público e privado. Participe! Anuncie e sugira pautas.

Robson Rodrigues Moreira
Jornalista - Editor

Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br