Foto: Divulgação/Portal do Fusca
Entre esta segunda-feira (4) e domingo (10), o Big Shopping vai receber uma mostra do acervo dos integrantes do Portal do Fusca do modelo da Volkswagen lançado no Brasil em 1950. O evento integra as comemorações do Dia dos Pais – celebrado no dia 10 de agosto.
A exposição vai contar com cinco exemplares em perfeitas condições, com acessórios originais que datam do ano 1963.
Um dos destaques desta mostra é um fusca verde hippie que pertence à família de Bruno Beleza desde 1973. O veículo tem pintura original sem restauração, rádio e estofamento também originais. Ao longo dos anos, as rodas desse exemplar foram substituídas pode modelo Porsche - CUP3 17\" e a suspensão foi encurtada.
A visitação é gratuita e pode ser feita durante o horário de funcionamento do Shopping.
Principais momentos do Fusca no Brasil
• 1950: O Fusca começou a ser importado para o Brasil.
• 1952: O governo Getúlio Vargas passa a taxar a importação de veículos já montados para incentivar a produção nacional.
• 1953: A Volkswagen se instala o bairro do Ipiranga na cidade de São Paulo e assume a montagem do veículo.
• 1959: O Fusca passou a ser oficialmente produzido no país com 54% de nacionalização de suas peças
• 1965: Foi o ano do lançamento do Fusca com teto solar, que ficou conhecido como \"Cornowagen\". Logo o acessório foi rejeitado e muitos proprietários, incomodados com o apelido mandaram fechar o teto.
• 1967: A Volkswagen lançou motor 1300 cc com 46cv. O Fusca sedimentou a Volkswagen no mercado nacional.
• 1974: Fusca 1600S - o besourão. Equipado com bancos reclináveis; volante esportivo Walrod de três raios, painel com conta-giros, marcador de temperatura, relógio e amperímetro. clássico instantâneo denominado 1600S, Besourão ou super fuscão compõe com os modelos de teto solar as versões de maior procura pelos colecionadores.
• 1981: Foi lançado o Fusca 1300 com motor a álcool.
• Em 1983 a empresa resolveu rebatizar o modelo no Brasil, adotando finalmente o nome que se tornara popular, Fusca. Até então o automóvel era oficialmente denominado \"VW Sedan\" nos registros dos Detrans.
• Em 1984 o motor 1300 deixou de ser produzido.
• Em 1986 a Volkswagen desistiu de fabricá-lo alegando que era um modelo muito obsoleto, apesar de ser ainda um dos doze carros mais vendidos daquela época.
• Em 1993- o presidente Itamar Franco sugere à empresa a volta da fabricação do modelo, apelidado popularmente de Fusca do Itamar.
• Em 1996, a empresa deixou de produzir novamente o carro, com uma série especial denominada Série Ouro. A partir daí, ele só seria produzido no México. Nesse segundo período, foram produzidos no Brasil cerca de 47.000 exemplares.
Fonte: Assessoria