Data de publicação: 15-10-2014 00:00:00

Professores, mestres ou sensei, parabéns a todos!

Centro de Integração Empresa Escola de Minas Gerais -  CIEE

Professores de Contagem em greve no primeiro semestre de 2014


Foto: Robson Rodrigues

Conversando com um amigo que viveu mais de 20 anos no Japão fiquei feliz em saber como os professores são valorizados e respeitados por todos, inclusive pelo Imperador. Os professores são chamados de sensei ou mestres (em português), e são considerados sábios, centrados e orientadores das crianças.

Os japoneses têm a exata noção de que o futuro do país depende das crianças, por isso a educação é muito valorizada, rigorosa, disciplinada.

Existe um boato que os professores japoneses são os únicos profissionais que não precisam se reverenciar diante do Imperador. Mas isso é uma inverdade, por sinal de respeito todos devem se curvar diante do Imperador.

Em sinal de respeito do Imperador pelo professor, pode acontecer que o Imperador também faça uma leve reverência ao professor, o que seria uma grande honra, diante das tradições japonesas.

Remuneração

O salário inicial de um professor de ensino fundamental no Japão é mais ou menos 200 mil Iens, o equivalente a 4 mil reais. Descontando alguns impostos, o salário líquido seria cerca de 3.500 reais.

Professores de ensino fundamental no Japão são funcionários públicos e além dos salários, também recebem um bônus que seria de 4,4 vezes o salário de 3.500 reais que totaliza 15.400 reais de gratificação. Com isso, o total anual chega a 57.400 reais.

Do outro lado do mundo

No Brasil a situação é bastante diferente, para pior, infelizmente. Os professores brasileiros são verdadeiros heróis que trabalham pela causa da alfabetização. O piso salarial para os professores do ensino fundamental é de apenas 1.567 reais e as gratificações ao longo da carreira varia de Estado para Estado.

Mas, o desinteresse em melhorar a situação dos professores acontece em todo Brasil. Para sobreviverem, os professores precisam dobrar o horário para terem um salário digno. Isso acontece em praticamente em todos os Estados. Por isso, os professores adoecem mais e não têm tempo para estudar, o que contribui para a baixa qualidade do ensino brasileiro.

Os professores no Brasil não são reverenciados, muito pelo contrário, são agredidos, ameaçados e desrespeitados a todo o momento por estudantes, diretores e governantes.

Um mau exemplo de como tratar os professores acontece em Contagem. Praticamente todos os anos os professores precisam protestar pelas ruas para garantirem seus direitos.

Reivindicações

Faltam bons salários, estrutura, planejamento, investimento, segurança e principalmente o respeito para com os mestres. Na era da informática existem até hoje, em Contagem e em vários outras cidades pelo Brasil, escolas sem nenhum acesso a internet. Professores e alunos se viram como podem porque os governantes querem mesmo o povo sem educação.

Os políticos querem o povo desinformado e sem espírito crítico, incompetentes para votar de forma consciente. Querem o povo burro, no pior significado da palavra para que eles possam se perpetuar nos cargos públicos.

O pior é que a sociedade não percebe essa manobra macabra e continuam votando erradamente. Continuam pegando santinhos no chão no dia da votação porque nem se preocupam em escolher um bom candidato.

Voto consciênte

Digamos que o povo tem o governo que merece, mas será que as crianças inocentes merecem um futuro sem educação? Cadê o amor dos pais para com seus filhos? Crianças não votam, somente adultos. Quem vendeu seu voto, a conta será cobrada do seu filho através de serviços públicos de má qualidade.

Portanto, os culpados da falta de educação no Brasil são os adultos, crianças que cresceram mal educadas e enganadas pelos políticos que ai estão. Eles foram eleitos, muitos reeleitos e vão permanecer no poder por mais quatro anos, infelizmente.

Mobilização

O povo ainda não percebeu que somos a maioria e que o poder está em nossas mãos. É preciso ter consciência que é preciso mobilizar e exigir boas condições de ensino para que no futuro tenhamos professores de qualidade. Se continuar como está, corremos o risco de em breve não termos pessoas dispostas a seguirem a carreira de professor.

Sem professores não haverá futuro para o Brasil. A crise educacional atual é característica de países subdesenvolvimentos.

Parabéns professores, boa sorte e dias melhores. Vocês merecem todo o nosso reconhecimento e respeito.

Robson Rodrigues
Jornalista Editor

Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br