Data de publicação: 04-11-2014 00:00:00

Botulismo

Lava Jato Dias

Foto: Divulgação

¹Luiz Cláudio Oliveira Alves de Souza
²Cirleide Imaculada Ribeiro
³Flavia Vanessa Lara

O botulismo é uma doença alimentar, não contagiosa e de alta letalidade. Sua distribuição é mundial, podendo ocorrer em forma de surtos esporádicos ou em um único indivíduo a partir de neurotoxinas pré-formadas pela bactéria Clostridium botulinum.

A doença é originada a partir de neurotoxinas proteicas termosensíveis ou termolábeis produzidas pela bactéria Clostridium botulinum, podendo existir três formas de contaminação conhecidas no homem, sendo elas: botulismo alimentar, botulismo por ferida e botulismo intestinal ou infantil.

A principal forma de contaminação ocorre pela ingestão de alimentos contaminados pelas toxinas bacterianas como: enlatados, salsichas, salames, patês, mel (crianças de até 2 anos), etc.

Apesar de se apresentar em três formas distintas, o botulismo se manifesta da mesma forma clínica, sendo os principais sintomas da doença tonteiras, visão turva, paresia, fraqueza e paralisia de vários músculos, podendo evoluir para parada respiratória, uma vez que a neurotoxina botulínica irá bloquear a liberação do neurotransmissor acetilcolina.

O tratamento do Botulismo é feito através do uso do Soro Antibotulismo (SAB) em forma bivalente ou trivalente que irá se ligar a todas neurotoxinas livres no organismo, mas como na maioria das vezes a doenças é diagnosticada tardiamente o SAB não irá ter seu efeito desejado, sendo assim necessário o uso de tratamentos suporte como traqueostomia, lavagem gastrointestinal e terapia com metronidazol ou penicilina.

As medidas de controle da doença podem ocorrer através do processamento térmico adequado dos alimentos enlatados e alimentos originados de outros processos como salga, secagem, fermentação, acidificação e conserva - sendo necessário e de grande importância para a prevenção das boas práticas de higiene e armazenamento.

¹²Graduandos de Farmácia da Nova Faculdade
³Professora de Microbiologia da Nova Faculdade

Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br