Data de publicação: 01-12-2014 00:00:00

Preço para tirar CNH aumenta a partir de hoje

WRV Produções
Foto: Divulgação/autoescoladr
 
A partir desta segunda-feira (1), o preço para adquirir a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) no Brasil fica mais caro. O aumento ocorre devido à mudança prevista na Resolução 493 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), de 5 de junho de 2014, em que determina que para adquirir a carteira na categoria B (carro) será preciso fazer 25 horas mínima de aulas práticas, sendo que antes o mínimo eram 20 horas.  Dessas 25 horas, cinco devem ser realizadas no período noturno. 

Os motoristas que quiserem acrescentar a categoria B vão ter que completar 20 horas/aula, sendo quatro delas desempenhadas à noite.

Já para a categoria A (moto), os alunos devem fazer o mínimo de 15 horas/aulas práticas, sendo que três delas devem ser feitas no período noturno. 

Além da carga horária, o texto da Resolução prevê o uso de simuladores à noite. Mas, não se trata de uma obrigatoriedade e sim de uma opção para autoescolas e alunos. Aqueles que optarem pelo simulador devem fazer sete aulas, sendo que das cinco aulas noturnas, quatro podem ser feitas pelo aparelho. 

O valor do acréscimo varia de acordo com a autoescola ou o serviço que for escolhido pelo aluno. Mas, segundo o Sindicato das autoescolas, o valor das alterações varia entre R$ 300,00 e R$ 500,00, dependendo da região. 

Fonte: Contran
Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br