Data de publicação: 05-12-2014 00:00:00

Festa da Cultura Negra terá Varal Fotográfico sobre os Arturos

Academia Equilíbrio Funcional
Foto: Willian Augusto 

O fotógrafo Willian Augusto participa nesta sexta-feira (5) da exposição Varal Fotográfico, às 19 horas, na Funec do bairro Amazonas, em Contagem. O evento faz parte da primeira Festa da Cultura Negra, promovida pelos alunos do curso de Agente Cultural, oferecido pela Funec. 

Willian Augusto, aluno do curso de fotografia da mesma unidade, vai expor uma série de fotografias feitas na Festa de Nossa Senhora do Rosário e Missa Conga, evento realizado pela comunidade dos Arturos em outubro de 2013. Para completar a exposição, os Arturos também vão estar presentes no evento. 

Além do Varal Fotográfico, a festa vai contar com a palestra do professor haitiano Silva dos Santos e várias apresentações, entre elas o Bloco Maria Baderna, grupo de capoeira, roda de samba com ‘Chedinho’, Companhia Educação para o Tambor e, ainda, Duelo de MC’s. 

O público ainda poderá curtir uma cabine fotográfica personalizada, barracas de comidas típicas e artesanatos. 

As fotos do Varal vão ficar em exposição até o dia 19 de dezembro. 

Comunidade dos Arturos

A comunidade dos Arturos é considerada uma das mais originais do Brasil e constitui grande e importante patrimônio histórico e cultural de Contagem. Os Arturos, como são chamados os membros dessa comunidade, descendem de Camilo Silvério da Silva que, em meados do século XIX, chegou ao Brasil num navio negreiro vindo de Angola. Hoje, em sua quarta geração, a comunidade conta com 80 famílias, totalizando cerca de 500 pessoas.

Entre as celebrações dos Arturos, destacam-se o Batuque (reconhecido como forma de expressão artística pelo Ministério da Cultura, que nomeou Dona Conceição Natalícia como mestre no batuque); a festa da capina denominada "João do Mato"; a folia de Reis; a Festa da Abolição da Escravatura e, principalmente, o Reinaldo de Nossa Senhora do Rosário, festa popularmente conhecida como Congado. Eles também formam o grupo artístico Arturos Filhos de Zambi (deus dos negros da nação banto) que trabalha percussão, dança afro e teatro em torno da história dos negros.

Fonte: Assessoria
Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br