Data de publicação: 29-12-2014 00:00:00

Eu quero planejar o meu ano novo! Como fazê-lo?

WRV Produções
Foto: Divulgação
Ricardo Gandra¹

O dia 31 de dezembro chega e, com ele, surgem às promessas. Aliás, brinco com meus expectadores em minhas palestras motivacionais que esta data está marcada como o dia internacional da promessa. É o dia em que as suas energias e a sua concentração estão já no ano que está para nascer.

No entanto, alerto aos que gostam de realizar promessas nesta data. Há muita gente que fica apenas na promessa e, no dia seguinte, já colabora para que este possível desejo, uma meta estabelecida, um objetivo sonhado fique apenas no papel.

A primeira pergunta que o sujeito deve se fazer, caso realmente este queira estabelecer uma meta no próximo ano, é o que ele efetivamente quer, onde ele deseja chegar, o que almeja como alvo. Exemplos: quero emagrecer 10 kg, desejo comprar meu carro, vou dar uma entrada considerável para comprar meu apartamento, irei parar de fumar e, assim vai...

O segundo passo, por meio de um questionamento, talvez seja mais importante que o primeiro. Se desejo algo, o que devo fazer para chegar até lá? Bom, se seu desejo é uma aquisição de um bem durável ou imóvel, é preciso resistir bastante às tentações. Ofertas a todo instante, compras desnecessárias, passeios em shoppings, principalmente se você for um consumidor compulsivo, é caminho para derrota na certa! Evite cair nessas armadilhas, pois elas dificultarão a realização do seu sonho. Às vezes vejo uma mulher se queixando da razão de ela não ter cumprido sua meta da compra do veículo, mas ao perguntá-la como ela lhe deu com o dinheiro, fico sabendo da aquisição de sete pares de sapato na primeira liquidação do ano. Mulheres e sapatos, como explicar isto?

Se seu desejo está fora de uma aquisição, como por exemplo, parar de beber ou fumar, emagrecer na busca de mais qualidade de vida, o caminho passa por uma mudança forte de hábitos e muita força de vontade. Como ex-fumante na juventude, posso lhes dizer que não se trata de uma tarefa fácil, mas é preciso motivação, uma razão para aquilo. Cada um tem uma tática: evitar bares e trocar pelo cinema ou teatro; praticar atividades físicas regularmente; evitar o consumo regular de bebida alcoólica, pois aquele hábito é o incentivo ao cigarro, inspirar-se nas fotografias dos doentes de Câncer para interromper o vício de vez, entre outras ilustrações. O importante é ter foco, as pessoas, atualmente procuram mais disposição, mais qualidade de vida. A indústria da saúde vende a personificação do homem e da mulher saudável o todo instante e este tipo de publicização é extremamente positiva.

Creio que o terceiro passo é igualmente importante neste processo de transformação para muitos. Persistência, perseverança, força de vontade! Não é fácil continuar, não é fácil alcançar o topo da montanha, em muitas oportunidades poderemos ser contaminados pelo desânimo, pela dificuldade dos obstáculos, pela demora nos resultados, pela interferência e opinião negativa dos outros. Portanto, persista, acredite, tenha fé, reúna forças, realize, procure, faça acontecer e verás a transformação se realizar. Afinal, as verdadeiras vitórias são acompanhadas de sacrifícios e suas conquistas ganham mais sentido pelo mérito pessoal. Desejo a vocês: estabelecimento de metas, foco e perseverança! 

Feliz 2015!

¹ Palestrante de comunicação e marketing
Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br