Data de publicação: 21-01-2015 00:00:00

Polícia Civil lança aplicativo da Delegacia Virtual

WRV Produções
Foto: Divulgação

A Polícia Civil de Minas Gerais lançou, nessa terça-feira (20), o aplicativo da Delegacia Virtual para celulares e dispositivos móveis que utilizam o sistema operacional Android. Agora, o cidadão pode contar com a facilidade do registro de acidente de trânsito sem vítimas pelo celular. 

O novo recurso permite também que o usuário obtenha informações de localização por meio do Sistema de Posicionamento Global (GPS) e que possa acionar a câmera de seu aparelho para anexar imagens e filmes em uma ocorrência. 

O aplicativo suporta as versões do sistema Android 4 ou superior. Para obtê-lo, basta acessar a página da Google Play Store e baixar o aplicativo. A versão para o IOS, da Apple, já foi homologada e deve ficar disponível pela empresa nos próximos dias.

Delegacia Virtual 

Implantada em 30 de abril, a Delegacia Virtual atualmente opera para registro de acidentes de veículo sem vítimas, perda e extravio de documentos e objetos pessoais, notificação de desaparecimento ou localização de pessoas e registro de danos simples, como danos a patrimônio privado, destruição de bens, depredações e pichações. 
 
Já foram registradas pela Delegacia Virtual aproximadamente 85 mil ocorrências. Dessas, 30.182 foram por acidentes de trânsito sem vítimas, 50.566 por extravio de documentos, 3.535 por extravio de objetos pessoais, 133 por comunicação de pessoa extraviada ou desaparecida e 210 por danos simples.

De acordo com a superintendente-adjunta de Informações e Inteligência Policial, delegada Yukari Miyata, as ocorrências relativas a acidentes de trânsito sem vítimas e extravios de documentos e objetos pessoais representam 12,94% do total em todo o Estado. “A expectativa é que a nova ferramenta possibilite a redução no fluxo de atendimentos, sobretudo em unidades da Polícia Militar”, afirma.

Como funciona 

O registro de ocorrências na Delegacia Virtual é feito por meio do preenchimento de formulários que são apresentados, gradativamente, na tela. Após o envio dos dados ao sistema, a ocorrência passa por uma triagem. Em até 15 minutos, é emitida uma mensagem, informando o número do Registro de Evento de Defesa Social (Reds), bem como a forma de acessá-lo no site do Sistema Integrado de Defesa Social (Sids), para imprimi-lo. O documento pode ser usado para fins de acionamento da seguradora, comprovação de extravio de documentos e outros fins.

A página da Delegacia Virtual está disponível aqui.

Fonte: Polícia Civil/MG
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