Data de publicação: 24-02-2015 00:00:00

1° Festival do Ano Novo Chinês mobiliza mestres de toda região

Centro de Integração Empresa Escola de Minas Gerais -  CIEE
Fotos: Robson Rodrigues
Galeria de fotos

O festival inédito em Contagem aconteceu no último domingo (22), no Ginásio Poliesportivo do Riacho. Escolas de artes marciais chinesas fizeram várias apresentações. 

A organizadora do evento, Ana Carolina, do Centro de Artes e Terapias Orientais – CATO, afirma que a missão é tornar a comemoração do Ano Novo Chinês uma tradição em Minas Gerais. 

Ana explica que o calendário chinês é batizado em doze animais os quais são considerados sagrados. 

“Segundo o mito, Buda teria chamado os animais em geral para uma reunião e somente doze animais compareceram. Esse ano será o ano do carneiro ou da cabra, um ano que deve ser calmo, com reconciliações e de bons presságios. Bem diferente do ano que terminou que foi o ano do cavalo, o ano oposto. Ano de muitas turbulências, de mudanças bruscas e de muitas brigas. O ano da cabra promete calmarias”, explica Ana Carolina.

O mestre de Kung Fu, Box Chinês, Wing Chun, Taichi Chuan e Shuai Jiao, Aurindo José da Costa, afirma que a filosofia e as artes marciais chinesas são saudáveis para o corpo e para a mente. 

“As artes marciais chinesas podem ser praticadas por qualquer pessoa, crianças, homens, mulheres, senhores e senhoras. Por exemplo: o Kung Fu é indicado para quem quer uma modalidade de mais ação, mas quem não quer uma modalidade de combate pode optar pelo Taichi Chuan, uma modalidade mais calma e muito saudável”, explica mestre Arlindo. 

As escolas de artes marciais chinesas da região metropolitana de BH fizeram várias apresentações, mostrando os estilos dentro das filosofias orientais.

Por ser a primeira vez que a comemoração acontece na cidade, o público foi pequeno, mas as famílias que compareceram gostaram das apresentações. A falta d’água no Ginásio Poliesportivo do Riacho e o forte calor não contribuíram para atrair uma maior plateia. Segundo a Secretaria Municipal de Esportes, a falta d’água foi em toda a região. 

O ingresso foi 1 litro de leite longa vida para ser doado a entidade de apoio às crianças, Núcleo Assistencial Caminhos para Jesus que fica na Rua José Ferreira Magalhães, 341, bairro Floramar, em BH.
Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br