Data de publicação: 27-02-2015 00:00:00

Exposição “Do Objeto para o Mundo – Coleção Inhotim” recebe Daniel Steegmann

Academia Equilíbrio Funcional
Daniel Steegmann
Foto: Divulgação/artehall

Como parte da programação de encerramento da exposição “Do Objeto para o Mundo – Coleção Inhotim”, Daniel Steegmann, artista integrante da mostra, participa de conversa sobre sua trajetória com o curador Rodrigo Moura.

O evento acontece na próxima quarta-feira (4), a partir das 19h30, no Teatro João Ceschiatti, no Palácio das Artes. A entrada é gratuita e por ordem de chegada.

Em exibição na Fundação Clóvis Salgado até 8 de março, a exposição reúne cerca de 50 trabalhos inéditos do acervo do Inhotim, entre eles o filme 16 mm (2008-2011), de Steegmann, espanhol radicado no Rio de Janeiro. Exibido pela primeira vez na 30ª Bienal de São Paulo, em 2012, 16 mm foi filmado com um dispositivo especialmente criado pelo artista, por meio do qual a câmera desliza por um cabo de açoo colocado a três metros de altura. Durante o evento, o artista fala sobre esse e outros trabalhos de sua carreira.

Sobre o artista

Em seus trabalhos, Daniel Steegmann ja reinterpretou grafismos indígenas, mostrou imagens da floresta tropical ao som do canto estridente de uma ave em vias de extinção e filmou uma família de bichos-pau escondida numa maquete geometrica. Como uma jornada poética e conceitual, sua obra, que compreende desenho, pintura, escultura, filmes e instalações site-specific, usa a geometria, fechada ou expandida, pura ou contaminada, para convocar a oposição entre o analítico e o orgânico, o imaterial e o corpóreo.

Sobre a exposição

“Do Objeto para o Mundo – Coleção Inhotim” é a primeira mostra itinerante do Inhotim. Com entrada gratuita, a exposição já registrou público de 42 mil pessoas desde sua abertura, em dezembro de 2014. As mais de 50 obras apresentadas datam dos anos de 1950 até os dias de hoje e propõem um recorte do acervo que examina a formação do campo da arte contemporânea a partir da coleção do Instituto.

Serviço

Conversa com o artista Daniel Steegmann
Mediação: Rodrigo Moura

Teatro João Ceschiatti, Palácio das Artes
Avenida Afonso Pena, 1537, Centro de Belo Horizonte. 

Data: quarta-feira, 04/03 – 19h30
Lotação máxima: 148 pessoas

Fonte: Inhotim
Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br