Data de publicação: 18-05-2008 00:00:00

Irã diz que aumento da produção não afetaria preço do petróleo

WRV Produções

Charge: Paulo Werner

Teerã, 17 mai (EFE) - O ministro do Petróleo iraniano, Gholam Hossein Nozari, indicou hoje que um aumento na produção de petróleo não afetaria seu preço, já que o mercado tem provisão suficiente e está "saturado".

Segundo a agência de notícias iraniana "Irna", Nozari disse ainda que o Irã, que produz 4,17 milhões de barris de petróleo ao dia, já alcançou sua capacidade máxima de produção.

Durante sua visita a um fórum petroquímico em Teerã, o ministro acrescentou que a República Islâmica, o quarto maior produtor de petróleo do mundo, exporta uma média de 2,5 milhões de barris ao dia.

Quanto às recentes declarações do presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, de reduzir a produção de petróleo do país, Nozari explicou que essa linha vai em consonância com a política adotada por seu ministério.

Há quatro dias, o ministro negou as informações que afirmavam que o regime de Teerã reduziria a produção de petróleo e disse que seu país costuma decidir sobre os preços e as exportações levando em conta a situação do mercado.

Na última semana, o petróleo bateu preços recorde nos mercados internacionais, ao superar a barreira dos US$ 126 o barril pela preocupação perante sua escassez.

Fonte: Uol

 

Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br