Data de publicação: 19-03-2015 00:00:00

Educadores de Contagem aprovam pauta de reivindicações

Lava Jato Dias
Foto: Camila Martucheli

A primeira Assembleia Geral dos trabalhadores em educação de Contagem aconteceu nesta quinta-feira (19) com o objetivo de discutir e aprovar a pauta de reivindicações relacionada à Campanha Salarial de 2015. Com isso, ocorreu a paralisação total das atividades do dia em todas as escolas municipais, Cemei’s e Funec’s. 

A assembleia foi organizada pelo Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação (Sind-Ute Contagem) e aconteceu no auditório da Escola Municipal Heitor Villa Lobos, no bairro Inconfidentes. Professores e servidores do quadro administrativos da rede municipal de educação de Contagem compareceram ao local. 

Durante a Assembleia Geral, a diretoria do sindicato realizou um balanço da situação da educação na cidade, relembrando a luta da categoria no ano anterior. “Fizemos uma greve de 56 dias, enfrentando toda a truculência de um governo cheio de promessas não cumpridas. Ganhamos a comunidade em favor da defesa da educação e mostramos que não tememos cara feia. Nossa luta foi dura e manteremos nossa resistência”, frisou a diretoria do Sind-Ute Contagem.

Pauta de reivindicações aprovada

A proposta da categoria é o reajuste em parcela única de 13% para todos os profissionais, tendo como referência o Piso Salarial Profissional Nacional (PSPN), a ser realizado na data base de 1° de maio. 

Os trabalhadores também discutiram ponto a ponto todo o conteúdo da pré-pauta de reivindicações, elaborada durante os conselhos de representantes que aconteceram nas últimas semanas, no Sind-Ute Contagem. Alguns tópicos foram alterados, suprimidos e acrescentados. Ao final, a assembleia aprovou a pauta, que reflete as dificuldades vivenciadas no cotidiano das escolas do município. 

Entre os pontos presentes na pré-pauta estavam o salário, carreira, previdência e aposentados, questões funcionais, política educacional, saúde e segurança do trabalhador, formação profissional e relações institucionais.

Também foi votada uma comissão formada por trabalhadores da categoria que irá participar das negociações com o governo municipal.

Calendário de lutas

Durante a Assembleia também foi aprovado calendário de lutas da categoria para os meses de março e abril. No próximo dia 24, haverá reunião com representantes de pais, mães e comunidade em geral, às 18 horas. Já no dia 25, acontece o Fórum sobre a mulher, às 14 horas. No dia 10 de abril será realizado o Conselho de Representantes, às 8 horas e às 14 horas. No mesmo dia e local acontece o Fórum EJA, às 18 horas. Todas essas atividades serão realizadas na sede do Sind-Ute Contagem. Já entre os dias 8 e 9 de abril, será realizado o Seminário sobre a Educação Infantil.

Serviço

Sede do Sind-Ute Contagem
Rua Rodrigues Alves, 223, bairro JK – Contagem. 

Informações: (31) 3391-1312 ou sindutecontagrem@gmail.com

Fonte: Assessoria
Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br