Data de publicação: 19-04-2015 00:00:00

Homossexualismo em Novelas: Qual a Fundamentação Ética?

Centro de Integração Empresa Escola de Minas Gerais -  CIEE
Foto: Divulgação
 
 Wasney de Almeida Ferreira¹
__ Todos os homens são mortais.
__ Sócrates é homem.
__ Logo, Sócrates é mortal.
(Raciocínio lógico-dedutivo)

O homossexualismo exposto em novelas, produto da ideologia de “gênero”, é falacioso. Pelo ponto de vista empírico, homens possuem pênis, barbas e testosteronas, enquanto mulheres vaginas, seios e úteros. Pelo ponto de vista racional, o homossexualismo exposto em novelas é contraditório. Portanto, qual é a fundamentação ética para exposição de tais imagens?

Para demonstrar a contradição, vamos tomar como exemplo uma adolescente de 16 anos. Essa jovem não se sente atraída por homens e se apaixona por uma colega heterossexual de classe. Segundo a teoria de gênero, essa jovem é homossexual, embora seja do sexo feminino. Agora, repare a contradição: se a colega de classe aceita relacionar-se com a homossexual, ela deixa de ser heterossexual e passa a ser homo ou bissexual. Em resumo, pelo ponto de vista da lógica formal, não é possível ser homossexual feminina e se relacionar com mulheres.

Essa contradição deve promover muitos conflitos cognitivos e sofrimentos psicológicos. A pessoa está em busca de um indivíduo do mesmo sexo para uma experiência de amor verdadeiro. No entanto, o máximo que consegue é encontrar outras pessoas com as mesmas características. Entendeu? A pessoa está em busca de uma “omelete sem ovos”, porque passou na novela. Não obstante, o máximo que consegue encontrar é outras pessoas em busca da mesma omelete sem ovos. Entretanto, não existe omelete sem ovos!

A ética ocidental moderna é baseada em dois grandes pilares filosóficos: o empirismo e o racionalismo. Contudo, na pós-modernidade, a observação e a lógica têm sido substituídas por discursos ideológicos e relativistas. Finalizando, o homossexualismo exposto em novelas deve ser analisado de forma crítica por estar repleto de falácias. 

¹Graduado em Psicologia (bacharel e psicólogo - FAFICH/UFMG), mestre em Linguística Teórica e Descritiva (Língua em Uso: Linguística Cognitiva - FALE/UFMG) e doutorando em Saúde Pública (Epidemiologia das Doenças e Agravos Não-Transmissíveis e Ocupacionais - FM/UFMG) pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). 
Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br