Foto: Ebc
Segundo a Associação Mineira de Supermercados (AMIS), em março deste ano, os supermercados mineiros registraram crescimento positivo de 3,07% no faturamento ante ao mês de fevereiro.
Quando comparados os três primeiros meses do ano com o mesmo período de 2014, o setor apresenta expansão de 1,58%.
Os resultados, deflacionados pelo IPCA/IBGE, são do Termômetro de Vendas, pesquisa mensal da Associação Mineira de Supermercados (AMIS), com empresas de todo o Estado.
A mesma pesquisa apontou, porém, que, na comparação dos resultados de março de 2015 com os do mesmo mês de 2014, houve pequena retração no faturamento do setor. O desempenho foi negativo em 0,37%.
A maior parte dos empresários pesquisados atribuiu as variações ao calendário. O aumento em março sobre fevereiro, além de promoções e campanhas, foi creditado ao número de dias de venda, já que em março foram 31 dias contra 27 em fevereiro, quando as lojas ficaram fechadas na segunda-feira de carnaval, data em que se comemora o Dia do Comerciário.
A explicação, em relação ao calendário, vale também para a menor venda sobre março de 2014, já que no ano passado o mês teve um final de semana mais do que no mesmo mês de 2015.
Dados nacionais
No País, as vendas do setor registram crescimento de 7,15% no mês de março sobre fevereiro. Em relação ao mesmo mês do ano passado, a variação foi positiva em 0,57%.
No primeiro trimestre, o setor acumula crescimento de 1,46%. Os números são do Índice
Nacional de Vendas da Associação Brasileira de Supermercados (Abras) divulgados, ontem, 29 de abril.
Variação Regional em MG:
MÉDIA TOTAL: 3,07%
Central: 4,30%
Centro-Oeste: 1,69%
Norte/Noroeste: 1,56%
Rio Doce/Mucuri/Jequitinhonha: 5,36%
Sul: 1,89%
Triângulo/A. Paranaíba: 4,44%
Zona da Mata: 1,71%
Fonte: Associação Mineira de Supermercados - AMIS