Data de publicação: 15-05-2015 00:00:00

Os estudantes precisam ficar atentos às mudanças no Enem 2015

Centro de Integração Empresa Escola de Minas Gerais -  CIEE
Foto: Daia Oliver

A taxa de matrícula para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2015 ficou mais cara. De R$ 35 passou para R$63 reais. Além do aumento da taxa, o estudante solicitar a isenção, falta às provas e não justificar será punido e perderá a isenção no ano seguinte.

Na quinta-feira (14), o ministro da Educação, Janine Ribeiro anunciou as novas regras e as datas das provas.  Segundo o ministro, a publicação do edital com todas as regras será feita na próxima segunda-feira (18), no "Diário Oficial da União".  

As provas serão realizadas entre os dias 24 e 25 de outubro. Já as inscrições começam segunda-feira, (25) pelo site exclusivo para o exame. A matrícula poderá ser feira até o dia 5 de junho com pagamento até 10 de junho.

Camilla Costa, 17 anos, estudante do 3° ano do Ensino Médio em Contagem, vê o ENEM como uma grande oportunidade para sua carreira. "Meu sonho é ser advogada e pretendo realizá-lo através do ENEM. Estou estudando muito e estou atenta a todas as regras exigidas esse ano", disse.

Confira os destaques abaixo: 

Inscrições


As inscrições serão abertas às 10h do dia 25 e se estenderão até as 23h59 de 5 de junho, pelo horário oficial de Brasília.

Elas continuam sendo feitas apenas pela web, mas, a partir deste ano, além dos dados já pedidos, os candidatos precisaram informar um telefone (fixo ou celular) válido.

Só poderá ser usado um endereço de e-mail para efetuar a inscrição. O candidato também deverá criar uma pergunta e resposta de segurança para recuperar a senha.

Horário das provas

Os portões continuarão sendo fechados às 13h do horário de Brasília, e quem ficar de fora não poderá participar da prova. Porém, a partir de 2015, no primeiro dia, o horário das provas será entre 13h30 e 18h. No segundo, será entre 13h30 e 19h.

O tempo extra de meia hora será usado para procedimentos de segurança, como revista eletrônica, e para dar tempo a todos os presentes de entrar em sala e guardar os pertences. 

Cartão com o local das provas

O MEC decidiu acabar com a entrega do cartão de confirmação na versão impressa. Neste ano, os candidatos só poderão checar seu local de provas acessando o site oficial do Enem, e fazendo o login no sistema.

Segurança

Os malotes ainda terão lacre eletrônico, mas serão abertos após as 13h e até 13h30, depois que todos os estudantes já estejam sentados. Haverá também a presença de uma terceira pessoa, para reduzir as possibilidades de vazamento das provas.

Nome 

Para aperfeiçoar o atendimento e também evitar fraudes, a inscrição de travestis e transexuais é feita normalmente, no período estabelecido no edital. Para usar o nome social, eles devem encaminhar cópia de documento de identificação, foto recente e formulário disponível on-line, preenchido pelo sistema do participante, na página do Enem na internet.

Especiais 

Para as pessoas com visão monocular (que enxergam com apenas um dos olhos) podem pedir prova ampliada e em braile, ledor e transcritor. E os candidatos com discalculia (dificuldade ou desabilidade para fazer cálculos matemáticos) podem pedir auxílio de ledor e de transcritor.

Fonte: MEC
 
Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br