Data de publicação: 30-05-2015 00:00:00

Brasil: Fábrica e Exportação do Crime

Centro de Integração Empresa Escola de Minas Gerais -  CIEE
Foto: EBC
 
Seria um absurdo dizer que o Brasil é uma verdade fábrica de criminosos? Atualmente são 2791 brasileiros presos no exterior. 

Eles se encontram na Europa, Ásia, Japão, África, Oriente Médio, Oceania, Américas do Sul, do Norte e Central. Portanto, é uma pandemia, uma doença social, que se inicia no Brasil e se alastra por todo o planeta.

Alguns brasileiros começam no crime roubando dentro de casa na infância. Enquanto alguns pais reprimem, outros ignoram: “Nosso filho não é ladrão! Ele apenas usou meu cartão de crédito sem pedir...”. 

Quando vão para escola, roubam borrachas, lapiseiras e apontadores. Alguns são reprimidos pelos diretores, enquanto outros não: “É só uma lapiseira, gente! A gente vai chamar a polícia por isso?...”. 

Assim, no final, temos estelionatários, traficantes e ladrões atuando no Brasil. Então, quando vão para o exterior, pensam que podem agir da mesma forma como antes. No entanto, mamãe e papai não podem mais dar desculpas...

O crime brasileiro é realmente uma pandemia, uma praga social, que se alastra por todos os cantos. Sua prevenção deveria começar na família, ser reforçado nas escolas e sociedade. 

Assim, o Brasil deixaria de exportar criminosos para comercializar soja, açúcar ou café. Afinal, nenhum país precisa de criminosos brasileiros criadores de problemas sociais.

Autor: Wasney de Almeida Ferreira - Psicólogo, mestre em linguística e doutorando em saúde pública pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). 
Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br