Data de publicação: 13-07-2015 00:00:00

Instituições de Ensino de Contagem terão Curso de Medicina em 2016

Centro de Integração Empresa Escola de Minas Gerais -  CIEE
Foto: Reprodução
 
O Programa Mais Médicos, do Governo Federal, vai oferecer 200 novas vagas para a faculdade de medicina em quatro cidades do estado sem disponibilidade do curso. O anúncio foi feito nesta sexta-feira (10) em Brasília, pelos ministros da Saúde, Arthur Chioro, e da Educação, Renato Janine Ribeiro.
 
Em todo o Brasil, serão 2.290 vagas distribuídas em 36 municípios. As instituições mineiras escolhidas são a Sociedade Mineira de Cultura e o Centro Educacional Hyarte-ML, situadas em Contagem, Passos, Poços de Caldas e Sete Lagoas, com 50 vagas para cada.
 
A medida faz parte da ampla estratégia de reestruturação do atendimento médico no país, que abrange ações na área de provimento de profissionais, formação médica e infraestrutura.

A seleção das instituições foi realizada ao longo de três fases. Primeiro, em fase eliminatória, foram selecionadas as instituições que atendiam aos pré-requisitos relativos à saúde financeira da instituição, do plano de negócios, e da capacidade econômico-financeira para ofertar curso de medicina. Nesta fase, que utilizou metodologia criada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), 115 instituições foram habilitadas, entre 216 inscritas. 

Em seguida, foi analisada a experiência regulatória das habilitadas por meio dos seguintes critérios: indicadores de qualidade das IES vinculadas e indicadores dos cursos da área de saúde, oferta de curso de Medicina, residência médica e pós-graduação stricto sensu. Sessenta e quatro propostas foram classificadas.
 
A fase final, de análise e classificação das propostas, selecionou os melhores projetos. A avaliação foi realizada por especialistas, médicos professores de Medicina de universidades federais e integrantes da Comissão de Acompanhamento e Monitoramento de Escolas Médicas. Foram avaliados o projeto pedagógico, o plano de infraestrutura da instituição de educação superior, de contrapartida à estrutura de serviços, ações e programas de saúde do município, plano de implantação de residência médica e a oferta de bolsas para alunos.
 
A seleção das 39 cidades que receberão os cursos ocorreu em 2014 e obedeceu a critérios que garantem a expansão do ensino médico para regiões prioritárias. Todas as cidades selecionadas têm no mínimo 70 mil habitantes e estão localizadas em 11 estados de quatro regiões do país.

Fonte: Portal Brasil
Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br