Data de publicação: 16-07-2015 00:00:00

1,5 milhões de brasileiros receberam a restituição de IR

Academia Equilíbrio Funcional
Foto: Divulgação
 
ARTIGO - A Secretaria da Receita Federal pagou ontem o segundo lote de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) de 2015, foram pagos, ao todo, R$ 2,5 bilhões à 1.522.666 contribuintes brasileiros. Uma quantia considerável que poderá aquecer a economia.

Mas, fica a pergunta: o que fazer com esse dinheiro se você foi um dos beneficiados? 

É comum, por ser um ganho extra, que muitas pessoas utilizem esse dinheiro de forma desordenada, apenas saciando os impulsos consumistas, contudo, para o presidente da Associação Brasileira de Educadores Financeiros (Abefin), Reinaldo Domingos, autor do best seller Terapia Financeira (Editora DSOP), é importante ficar atento para não desperdiçar essa chance de ajustar sua vida financeira.

“Para quem receberá esse valor extra, a dica é ter calma e planejamento, sendo que deve fazer um diagnóstico da vida financeira, e a primeira preocupação deverá ser com as dívidas. Mas, nada de sair pagando tudo, é importante saber priorizar, negociar e, também, reservar parte para os sonhos. 

Quem estiver com dívidas no cheque especial ou no cartão de crédito deve estabelecer uma estratégia para eliminar o problema. Essas dívidas devem ser as primeiras a serem combatidas, já que as taxas de juros são extremamente altas”, explica Domingos.

Entretanto, o presidente da Abefin alerta que é fundamental negociar essas contas antes de pagar, reduzindo ao máximo os juros e as multas. “O contribuinte também deve ter em mente que é hora de combater as causas das dívidas e não o efeito, e isso só de faz com educação financeira”.

Já para os contribuintes que não têm dívidas o ideal é investir o dinheiro, mas, sempre priorizando os sonhos. Assim, devem ser levados em conta os diversos tipos de investidores existentes. 

“É importante que os investimentos estejam atrelados aos objetivos das famílias que devem ser de curto, médio e longo prazo. Caso contrário o retorno poderá não ser tão interessante, causando até prejuízos”, relata Domingos.

Fonte: Assessoria de imprensa do educador financeiro, Reinaldo Domingos
Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br