Data de publicação: 08-08-2015 00:00:00

Um novo olhar sobre o autismo, palestra importante em Contagem

Academia Equilíbrio Funcional
Fotos: Robson Rodrigues

Galeria de fotos

A convite do Grupo de Apoio a Pais e Familiares de Autistas - A Mais Contagem, o escritor e palestrante Nilton Salvador veio à cidade, nesse sábado (8), passar seus conhecimentos e experiências. O encontro aconteceu na Sub-Sede da OAB Contagem, uma das entidades apoiadoras das famílias dos autistas.

Salvador é administrador de empresas pós-graduado e pai de Eros Daniel, um autista de 40 anos. Antes sair de Curitiba e vir à Contagem, o palestrante fez a questão de estudar sobre a cidade e chegou a lembrar de que na história antiga, Contagem foi município da cidade de Betim.

Autor de sete livros, quatro deles dedicados aos autistas, Nilton Salvador alerta sobre a importância de apoiar as instituições que ajudam os autistas para que no futuro não falte apoio ás famílias. Segundo salvador, uma alimentação saudável e adequada para os autistas é fundamental para sua saúde e bem estar. "Os nutricionistas e endocrinologistas podem orientar sobre o cardápio adequado, os pais não podem inventar", explica.

O palestrante afirma que se pode permitir quase tudo ao autista, menos se machucar e machucar os outros. "os autistas não sentem as dores como sentimos, precisamos ter muito cuidado por eles", alerta.

De 8 horas da manhã ao meio dia, Nilton Salvador falou para os convidados, a maioria pais e mães de autistas. O encontro foi na sede da OAB Contagem que apoia o Grupo A Mais. Salvador esclarece várias particularidades dos autistas, informações estão escritas em seus livros. Ele fala também sobre a capacidade dos autistas de se organizarem e de manterem a distância desejada.

"A distancia deve ser respeitada. O autista fala como criança, mas não devemos falar com eles como crianças. Mas quando eles estão chorando, se imitarmos, eles param. Inteligência é a capacidade de entender os meios", enfatiza.

Como exemplo, o escritor disse que se ensinarmos um autista falar algum palavrão, ele pode até aprender, mas ele nunca vai expressar seu sentimento ao falar esse palavrão. Ainda segundo Salvador, nenhuma escola é inclusiva, mas os autistas precisam ter uma educação especializada capaz de contribuir para a inclusão tão desejada pelos pais. "Cabe a nós, pais de autistas, fazer a inclusão dos nossos filhos em todos os ambientes, é a convivência social desejada", conclui.

O autismo e a sociedade

Nilton Salvador diz que a melhor forma de conhecer o autismo é esquecer tudo que ouviu e leu sobre, porque só a mãe de um autista é que pode ensinar como cuidar destes seres especiais.

"Comece por você, se reeduque. Seu mundo será totalmente diferente de tudo o que aconteceu até conviver com um autista. Fale pouco, frases curtas e claras; apreenda a gostar de música que antes não ouvia; aprenda a ceder, sem se entregar; esqueça os preconceitos, seus ou dos outros, transcenda as coisa pequenas. Aprenda a ouvir sem que sejam necessárias palavras; aprenda a dar carinho sem esperar reciprocidade; apreenda a enxergar beleza onde ninguém vê coisa alguma; aprenda a valorizar os mínimos gestos", ressalta o escritor e palestrante Nilton Salvador.

Inclusão e sustentabilidade

As mães dos autistas de Contagem continuam unidas em busca de melhores condições de vida para seus filhos. Adesivos, chaveiros, camisas e eventos são vendidos e organizados para levantar recursos para o Grupo A+ que ajudar os autistas e suas famílias. Principalmente aquelas famílias de poucos recursos e oportunidades.

Segundo as mães, a grande luta agora é fazer com que a Lei n° 4552, de 13 julho de 2012, que reconhece a pessoa com autismo como uma pessoa com deficiência, para fins da plena fruição dos direitos previstos pela legislação do município de Contagem, seja regulamentada.

Mesmo depois de quase três anos do atual governo municipal, as mães dos autistas contam com o apoio do vereador Beto Diniz para resolver essa questão tão importante para a inclusão das crianças, jovens e adultos autistas. 


O escritor e palestrante Nilton Salvador
Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br