Data de publicação: 29-09-2015 00:00:00

Festa da padroeira da Comunidade Quilombola dos Arturos

Jornal Diário de Contagem On-Line
Foto: Divulgação

Entre os dias 03, 04 e 05 de outubro acontece na Comunidade Quilombola dos Arturos, em Contagem, a Festa do Reinado de Nossa Senhora do Rosário. A festa mantém viva a cultura dos ancestrais da comunidade, suas raízes negras e a fé em Nossa Senhora do Rosário. 

Durante as semanas que antecedem os festejos, a comunidade se reúne em celebrações, novena e mutirão para preparar o corpo e o espírito para a vivência religiosa, a decoração e a comida que será servida durante a festa. 

Programação

A Festa tem início no sábado, 03/10, com o levantamento de bandeiras na casa da cultura Nair Mendes Moreira, na Igreja do Rosário e em diversos pontos da comunidade, com a participação das guardas de Congo e Moçambique. 

No domingo, 04/10, acontece a festa principal, que recebe mais de 15 guardas de Congo, Moçambique e Marujada pertencentes a comunidades da região metropolitana e de várias regiões de Minas Gerais. Neste dia, acontecem a Missa Conga, procissão, cortejo e celebrações em homenagem a Nossa Senhora do Rosário e aos seus antepassados.
 
O encerramento da festa acontece na segunda-feira, 05/10, com a concentração e cortejo das guardas de Congo e Moçambique da Comunidade e o descimento das bandeiras. 

Arturos

O Reinado dos Arturos é formado pelas Guarda do Congo e a Guarda de Moçambique. Esta última se veste com as cores de Nossa Senhora (azul e branco) e os congos se vestem de rosa e flores coloridas, representando o caminho de galhos e flores para a imagem da santa passar. 

O Congo anuncia a chegada dos filhos do Rosário com seus ritmos rápidos e movimentos ágeis, preparando a passagem para a Guarda de Moçambique conduzir os reis e as rainhas, representantes do Reinado Africano, de Nossa Senhora do Rosário e demais santos de devoção. 

As guardas de Congo e Moçambique, para os Arturos, são muito mais do que grupos cantantes e dançantes. São manifestações da fé e representam as heranças de seus ancestrais, que vem sendo transmitidas de geração em geração. Essa herança tem como base a importância do grupo familiar e suas tradições negras, regadas pela fé em Nossa Senhora do Rosário, a devoção que une essa grande família. 

Tradições 

Dizem as narrativas sobre a Festa de Nossa Senhora do Rosário, que ela tem origem com o aparecimento de Nossa Senhora no mar, quando escravos jovens reunidos num grupo de Congo cantaram e dançaram para a santa. Mas foi o grupo do Moçambique, dos escravos mais velhos, com seus tambores, que retirou Nossa Senhora das águas.
 
Com essa tradição, os Arturos prestam homenagem aos antepassados e aos santos de sua devoção, e transmitem os valores deixados pelo patriarca e fundador da comunidade, Artur Camilo Silvério. Na Festa do Rosário, cada membro da comunidade assume sua função como uma missão deixada por seus antepassados, e que deve ser cumprida com dedicação e fé, e transmitida a seus descendentes. 

Antepassados 

A comunidade é formada por descendentes e agregados de Arthur Camilo Silvério e Carmelinda Maria da Silva. Em sua vivência diária, os Arturos detêm diversas expressões culturais. Os sons e os ritmos ditados pelas batidas dos tambores são constantes de todos os momentos e estão presentes no Batuque, na Folia de Reis, no Candombe, no Reinado de Nossa Senhora do Rosário, na Festa da Abolição e na Festa do João do Mato. 

Em 2014, a Comunidade dos Arturos foi registrada como bem cultural de natureza imaterial de Minas Gerais. Três rituais da comunidade também foram considerados patrimônio cultural do estado, sendo eles, o Reinaldo/Congado, a Festa do Rosário e a Benzeção.
 
Serviço: 

Festa de Nossa Senhora do Rosário 
Local:
Comunidade Quilombola dos Arturos - Rua da Capelinha, 50, Jardim Vera Cruz - Contagem/MG 
Data: 03, 04 e 05 de outubro 
Festa gratuita e aberta ao público 

Fonte: Assessoria de Imprensa
Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br