Data de publicação: 06-10-2015 00:00:00

Em Contagem, as eleições para Conselheiros Tutelares estão sob suspeita

Funeral Pet Diamond
Fotos: Robson Rodrigues

Galeria de fotos

Aconteceu nesse domingo (4), em todo Brasil, o processo eleitoral para escolher os responsáveis por garantir os direitos das crianças e dos adolescentes. Em Contagem houve grandes filas, tumulto, demora e reclamações. 

Segundo uma agente da Guarda Municipal que circulou por vários locais de votação, em praticamente todas as escolas houve atrasos e morosidade no processo. 

Foi disponibilizada somente uma urna para cada escola responsável por atender a demanda de toda região. Os eleitores com prioridades de votos, idosos, portadores de necessidades especiais e mães com crianças de colo, deixaram a fila única ainda mais lenta. 

Filas e desorganização

Na Escola Municipal Pedro Pacheco de Souza, no bairro Santa Cruz, as eleições começaram as 9:30 horas. Uma fila de cerca de 50 pessoas se mantinha e segundo testemunhas, muito eleitores desistiram de votar por causa da demora.
O mesmo aconteceu na Escola Municipal Ovídio Guerra, no bairro Eldorado. As pessoas estavam irritadas com a desorganização e com a demora na fila única.

A professora, Gilssara Ferreira, que trabalhou nas últimas eleições, relembrou que o caos se repete. “O número de pessoas para votar é grande, mas o governo municipal não planeja e não melhora a estrutura. Uma urna e um notebook são insuficientes, e quando a internet cai, a votação para e todos reclamam”, explica.

Voto no papel

Outro descontentamento dos cidadãos foi com relação ao controle dos votos. Um mesário afirmou que não havia a possibilidade da mesma pessoa votar mais de uma vez em escolas diferentes. Mas a dúvida é grande já que nenhum comprovante foi entregue aos eleitores e o voto foi registrado no papel, isso é, o eleitor precisou escrever o nome do candidato desejado.

Novas regras

Foi à primeira eleição feita em todo Brasil simultaneamente e dentro das novas regras. Só puderam concorrer os candidatos com cursos superiores e que possuem trabalhos comprovados com crianças e adolescentes. A primeira seleção aconteceu antes do voto popular através de uma prova e uma entrevista com cada candidato.

139 candidatos concorreram as 30 vagas e como as eleições foram municipalizadas, os 30 melhores colocados ficarão com as vagas. 

Eleições sob suspeita

As falhas no processo eleitoral e as irregularidades foram discutidas na Câmara Municipal de Contagem. Carro a serviço da Prefeitura de Contagem foi flagrado transportando eleitores e as denuncias de pessoas que votaram mais de uma vez, chegaram ao legislativo.

O vereador Fredim Carneiro para parabenizou o colega vereador Decinho Camargos, irmão da candidata à conselheira tutelar mais votada no município. 

Mas diante das dúvidas que pairam sobre o processo eleitoral, Carneiro defende a anulação das eleições para que novas eleições sejam realizadas com mais lisura. 
Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br