Data de publicação: 30-10-2015 00:00:00

Estudantes na Nova Faculdade participam de evento do Outubro Rosa

Lava Jato Dias
Fotos: Robson Rodrigues

Galeria de fotos

Alunas do 5º período do curso de graduação em enfermagem da Nova Faculdade apresentaram um trabalho sobre o câncer de mama e de colo do útero, nessa quinta-feira (29).

Devido a grande interesse pelo assunto, várias apresentações foram realizadas com o auditório lotado. Todos querem se informar melhor e tirar dúvidas para se prevenirem das doenças.

O trabalho foi orientado pela a professora Marina Botelho e pela professora e coordenadora do curso de enfermagem, Anaaria Silva Costa. A coordenadora fez a abertura do evento e esclareceu que este mês é dedicado às mulheres através das campanhas do “Outubro Rosa” e lembrou que o próximo mês será dedicado aos homens, através do “Novembro Azul”.

A aluna do 10º período de enfermagem, Rafaela Ximenes, interepretou uma canção que fala de esperança e do milagre da vida.

Em seguida a aluna Thais Thuany Paiva começou a apresentação 
explicando os dois tipos de câncer enfrentados geralmente pelas mulheres, mas ela ressaltou que os homens também podem ter câncer de mama. A estudante mostrou os sinais das doenças e os sintomas através de slides e alertou as mulheres para ficarem atentas aos casos de câncer na família. “É recomendável, nesses casos, que a mulher procure o médico o quanto antes”.

Diagnóstico 

Já a aluna Rosangela Martins falou sobre como se dá o diagnóstico e reclamou da dificuldade de acesso que as mulheres têm a mamografia através do Sistema Único de Saúde – SUS.

“É preciso fazer a mamografia, o ultrassom ou a ressonância para saber da existência ou não do câncer de mama. A mulheres de seios grandes ou com próteses, tem mais dificuldades para identificar os nódulos. É recomendável a repetição do exame para ter certeza do diagnóstico. É preciso que as mulheres tenham amor próprio e se cuidarem”, enfatiza a futura enfermeira.

Se caso o diagnóstico for positivo, o tratamento passa pela cirurgia com a retirada parcial ou total das mamas, além da radioterapia e a quimioterapia.

Prevenção

A aluna Ludmila Andrade falou sobre a importância de se prevenir. Segundo estudos, as mulheres na fase da menopausa devem fazer a reposição hormonal, ter uma alimentação mais saudável e fazer exercícios físicos como forma de evitar tanto o câncer de mama, quanto o câncer de colo de útero. 

“Fatores como o consumo de álcool e tabaco, podem potencializar o surgimento dos dois tipos de câncer. O exame “Papanicolau” é indicado para todas as mulheres que começam a vida sexual. A mamografia e o Papa Nicolau são exames preventivos que devem ser feitos frequentemente. São fundamentais para a saúde das mulheres, não doem, mas as mulheres precisam responder a todas as perguntas feitas pelos médicos sem constrangimento, para seu próprio bem”, enfatiza Ludmila.

No final das apresentações, as alunas fizeram uma demonstração da forma correta de se fazer o autoexame nos seios. O exame deve ser feito frequentemente diante de um espelho, levantando o braço esquerdo e apalpando o seio com a mão direita e vice versa.
 
Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br