Data de publicação: 01-12-2015 00:00:00

Foco na prevenção, o “Novembro Azul” da Nova Faculdade

Centro de Integração Empresa Escola de Minas Gerais -  CIEE
Alunas do 5º período de enfermagem

Fotos: Robson Rodrigues

Galeria de fotos

No mês de novembro, a prevenção do câncer de próstata foi amplamente debatida. Nos dias 25 e 26, as palestras organizadas pelas alunas e professoras do curso de enfermagem, atraiu a comunidade acadêmica.

Diagnóstico 

O Médico de Saúde da Família de BH, Dr. Ulete Mota Neto, foi o primeiro a palestrar e alertou que o câncer de próstata é uma doença silenciosa.

“A doença deve ser rastreada em homens a partir de 40 anos de idade. Os homens negros tem maior predisposição para a doença, segundo estudos epidemiológicos. O exame de PSA até 4 é considerado normal, acima disso precisa ser investigado com maior cuidado através de uma biópsia”, explica.

Segundo o médico, o Omega 3 e a vitamina D podem prevenir o câncer de próstata, mas ele alerta que após os 40 anos, os homens devem monitorar frequentemente o colesterol e outras doenças oportunistas.

“Os primeiros sintomas que podem indicar o câncer de próstata são a dificuldade de urinar mesmo tendo a sensação de ter a bexiga cheia e urinar várias vezes durante a noite. Isso acontece porque o aumento da próstata pode obstrui a passagem à urina”, completa. 

Direitos

O advogado Rogério Rocha de Souza, que já teve vários casos de câncer na família, contou suas experiências e explicou como agir juridicamente diante doenças graves. 

Segundo o jurista, o paciente portador de qualquer doença grave tem prioridade de atendimento igual aos cidadãos de 60 anos de idade. Mas o advogado alerta que infelizmente a Lei não garante a prioridade, devido ao excesso de processos em tramitação.

“De acordo com o Artigo 5º, “Todos são iguais perante a Lei”. No caso do doente, ele será tratado igual à outra pessoa doente. Terá direito a aposentadoria por invalidez, poderá sacar o FGTS, PIS/PASEP, comprar veículos com descontos especiais e também poderá requerer a quitação da casa própria”, explica.

Ainda segundo o advogado, todo o cidadão brasileiro tem o direito a tratamentos de saúde.

“Se o convênio médico recusar algum tipo de atendimento, deve-se acionar a justiça baseando-se na Direito do Consumidor. O prontuário médico também deve ser explicito e conter o registro de todos os procedimentos”, orienta.

Humanização

A enfermeira intensivista, Fernanda C.C.F. Fioreti, também deu sua contribuição para o “Novembro Azul” da Nova Faculdade. A especialista em Educação para Saúde se uniu aos professores e alunas, e falou sobre a importância do atendimento humanizado a pacientes com diagnóstico de câncer.

Especialista

Já o urologista, Horacio Raul Perez Garcia, falou sobre a avaliação, tratamento e prognostico do paciente com câncer de próstata.

O especialista falou da importância da campanha do Novembro Azul para Prevenção do Câncer de próstata e explicou a importância da próstata, glândula responsável em liberar o líquido que fará parte do semem durante o ato sexual.

“O Câncer de Próstata é um aumento descontrolado de células, uma mutação que pode causar dor, dificuldade em urinar, disfunção erétil e outros sintomas. A hiperplasia prostática, um aumento benigno da próstata, normalmente se inicia aos 40 anos e pode provocar o estreitamento da uretra e dificuldade de urinar”, explica.

O urologista elencou os 3 exames de diagnóstico importantes para prevenção: Toque retal, exame de PSA e ultrassonografia. Ele ressaltou a importância do toque retal considerado por ele o mais indicado e capaz de proporcionar ao médico condições de avaliar e sentir o tumor durante o exame.

“A próstata está localizada na frente do reto e a maioria dos tumores iniciam na parte posterior da próstata. Quando aumenta o nível do PSA - Antígeno Prostático Específico, substância encontrada na glândula prostática, pode ser um sinal de câncer de próstata”, afirma. 

Participações especiais

Após as palestras, o convidado João Bosco, compartilhou com o público sua experiência e um testemunho emocionante de quem está em tratamento para vencer o Câncer de Próstata.

Para levantar o astral, a acadêmica Rafaela Ximendes, mais uma vez, cantou e encantou o público com mais uma canção interpretada com paixão e fé. 

A Coordenadora do Curso de Enfermagem, Anamaria Oliveira, fez o encerramento do evento agradecendo a presença e a colaboração de todos os envolvido nas atividades do “Novembro Azul”.
Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br