Data de publicação: 11-01-2016 00:00:00

Exposição de pinturas na Galeria do Centro Cultural de Contagem

Centro de Integração Empresa Escola de Minas Gerais -  CIEE
Fotos: Divulgação

Galeria de fotos
 
Desde a última quinta-feira (7) até o dia 29 de janeiro, o projeto Tudoaver abre espaço para a exposição “Além do Real”, do artista plástico Maurício Costa.

A visitação tem entrada franca e pode ser acompanhada de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. A exposição tem curadoria de Giuseppe da Costa, poeta, jornalista literário e produtor cultural, em parceria com a Fundação de Cultura de Contagem (Fundac) e Big Shopping.

A mostra apresenta 15 pinturas medindo aproximadamente 80x60 cm, além de 10 gravuras digitais com imagens fotográficas editadas das cenas pintadas. Assim, o artista propõe estabelecer um paralelo entre pintura, desenho e fotografia. 

Segundo o artista, foram criadas e recriadas imagens sob ação do inconsciente e da razão, manipulando símbolos e conceitos, compondo e sugerindo significados, para além da pintura. 

A exposição explora os conceitos de realidade, hiper-realidade e surrealismo em pinturas e fotografias editadas, o que provoca diversas indagações, como: o que é real? O que é imaginário? O que é ficção? O que é virtual? O que é concreto? O que é verdade? O que é mentira? 

O artista

Mauricio Costa, artista autodidata e designer gráfico, explica que “a arte deve ter sempre uma relação de interatividade com o observador. Não só provocar um estado de espírito, mas no meu caso, buscar sentimentos inconscientes. Na minha pintura tento usar, além do tema, a própria técnica para atrair a atenção do espectador. Já percebi, na prática, a reação das pessoas diante do hiper-realismo”. 

O artista ainda relembra um colega da Escola de Belas Artes que gostava de afirmar: “Verdade é uma mentira mal contada, mentira é uma verdade mal contata... AXIOMA - verdade é uma verdade bem contada, mentira é uma mentira mal contada”. 

Serviço:

Exposição “Além do Real”
Local:
Galeria do Centro Cultural de Contagem (Rua Dr. Cassiano, 130, Centro, Contagem);
Visitação: 07 a 29 de janeiro, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h;
Entrada franca.

Fonte: Assessoria Fundac 
Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br