Data de publicação: 30-06-2008 00:00:00

Dia global contra a incineração de resíduos e lixos.

Centro de Integração Empresa Escola de Minas Gerais -  CIEE

Foto: Centro de Capacitação em Reciclagem

 

Parabéns ao Jornal Diário de Contagem pelo espaço que proporciona aos leitores de expor suas sugestões ou reclamações. Esse assunto é para o Bota boca no trombone:

 

Dia 15 de julho de 2008, dia global contra a incineração de resíduos e lixos. Data importante para avaliarmos os prejuízos à saúde humana e ao meio ambiente que este tipo de atividade pode gerar.

 

E o mais sério que vai totalmente contra aos princípios do desenvolvimento sustentável, em pleno séc. XXI, onde não podemos nos dar o luxo de "queimar" coisas - que podem ser reutilizadas, recicladas, ao mesmo tempo destruindo o conceito da redução e geração de lixos e resíduos, através do consumo consciente.

 

Tempo também de lembrar uma das substancias mais perigosas e tóxicas formada a partir da queima, principalmente do plástico: a Dioxina. Conhecida na 2º guerra mundial como agente laranja, com alto poder cancerígeno, destruidora do sistema imunológico, endócrino e respiratório, causando má formação de fetos, podendo viajar e contaminar longas distâncias a não ser a de origem.

 

Contudo, nos resta conscientizar acerca dessa atividade "fora de moda" que tem aos poucos invadido "invisivelmente" nossas casas durante a madrugada através de "queimas" clandestinas ou por "empresas", a principio, licenciadas por nosso órgãos ambientais e de políticas urbanas.

 

Fiquem de olho e denuncie esta prática às entidades sem fins lucrativos e aos órgãos competentes. Começando pela Polícia Ambiental, pois aqui em Minas eles são show de bola!

 

Kellen Guimarães Pereira

Email: kellengp@yahoo.com.br

 

Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br