Data de publicação: 16-02-2016 00:00:00

Horário de Verão: bom ou ruim?

Centro de Integração Empresa Escola de Minas Gerais -  CIEE
Foto: Divulgação

O Horário de Verão termina à zero hora do próximo domingo (21), quando os relógios devem ser atrasados em uma hora nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. O ajuste no horário reduz o consumo de energia e também interfere na rotina diária de algumas pessoas.

De acordo com a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), o pico de maior consumo é das 18h às 21h e durante o Horário de Verão no último ano, houve uma redução média do consumo diário de energia de 4%.

"Os consumidores residenciais e comerciais reduzem a utilização da iluminação artificial. Eles poderiam ter um consumo de até 30 horas a mais por mês com a iluminação, caso não houvesse o Horário de Verão", ressalta o superintendente de Planejamento e Operação de Geração e Transmissão da Cemig, Nelson Benício Araújo.

De acordo com o neurologista Ricardo de Campos, algumas pessoas podem sentir o reflexo do Horário de Verão no corpo e sofrerem com os efeitos da mudança. Ele explica que, antecipar gradualmente o horário de dormir, pode ser uma dica eficaz.

Para as estudantes, Keyla Priscila, de 22 anos, e Gláucia Stefanie, de 24 anos, a medida interfere diretamente no dia a dia. “Demoro muito para acostumar com os novos horários e se economizamos iluminação à noite, gastamos mais no período da manhã”, comenta Keyla. 

“Também não gosto do Horário de Verão, porque o dia parece durar mais e tenho a sensação de que o meu corpo descansa menos e isso combinado com o calor parece que é uma eternidade até chegar à noite”, completa Gláucia.

Já a estudante Rebeca Soares, de 22 anos, não sente muita diferença em sua rotina diária. “Meu corpo não sente diferença com o ajuste de uma hora a mais ou a menos. E, para praticar exercícios físicos na parte da manhã é bem melhor, pois o sol ainda está mais fraco até às 9h”, relata.
Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br