Data de publicação: 28-02-2016 00:00:00

Peso da mochila escolar pode causar lesões e dores musculares

Lava Jato Dias
Foto: Divulgação - SBOT

A mochila escolar é um item que faz parte da rotina das crianças e adolescentes e o peso em excesso e ajuste incorreto deve ser observado pelos pais, já que isso pode causar lesões e dores musculares. 

De acordo com o ortopedista, Miguel Akkari, da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (Sbot), o peso correto da mochila não deve ultrapassar 10% do peso da criança. 

As queixas de dores são frequentes nos consultórios, segundo Akkari. “O que nós observamos são as queixas agudas, geralmente dor nas costas, nos braços e nos ombros”, explicou. 

Para o ortopedista, os pais devem ficar de olho e orientar seus filhos a evitar carregar materiais desnecessários para o dia de aula.

Como comprar uma mochila escolar

Livros, cadernos e outros materiais escolares pesam bastante a mochila dos estudantes. Por isso, Akkari, orienta que na hora da compra se dê preferência a mochilas de duas alças largas (mínimo de 4 cm) e acolchoadas. 

Essas alças distribuem o peso linearmente nos ombros. Além disso, mochilas com vários compartimentos e com cinto abdominal também são recomendadas.

O ortopedista ainda atenta para o uso das alças nos dois ombros e regular para que ela fique na altura da cintura e colocar o material mais pesado junto às costas.

As mochilas com rodinhas podem ser uma boa alternativa, mas é preciso ter cuidado com a alça do carrinho que deve estar a uma altura apropriada e manter as costas retas ao puxá-la. 

É importante observar também o percurso a ser feito. “Se é ambiente com escada e desnível, em vez de facilitar vira um empecilho. A mochila de rodinha tem sua utilidade se o percurso for com poucos obstáculos”, ressaltou Akkari.

Fonte: Agência Brasil
Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br