Data de publicação: 13-03-2016 00:00:00

FPC discute a cultura de Contagem e planeja ações

Centro de Integração Empresa Escola de Minas Gerais -  CIEE
Fotos: Robson Rodrigues

Galeria de fotos

Integrantes do Fórum Popular de Cultura de Contagem – FPC se reuniram na última quarta-feira (9), na Nova Faculdade para discutir o texto de Adebal de Andrade Júnior.

Adebal Júnior é doutorando em Antropologia Cultural, mestre em Ciências Sociais, e ex-consultor da UNESCO. O seu texto: “O curioso caso da política cultural de Contagem. Vamos conversar? Cultura (des) apropriada?, ele analisa e questiona a conjuntura cultural da cidade. 

“A política cultural de Contagem parece ser uma, mas ela é outra, não é o que parecer ser. Prova disso foi à eleição dos novos membros do Conselho Municipal de Políticas Culturais para o mandato 2016/2018”, exemplifica. 

Segundo Adebal, as regras contidas nos editais da Fundac – Fundação de Cultura de Contagem tem fins eleitoreiros em ano de eleições municipais.

A reunião

O grupo de artistas, músicos, produtores culturais, jornalista e o representante da Fundac, participaram do encontro. A forma como foi criada a Fundac e o próprio Conselho Curador, foi questionado. De acordo com os artistas, a Fundac é formada por poucos técnicos e muitos políticos.

Rafael Aquino, ex-funcionário da Fundac, afirma que existem muitas pessoas competentes no órgão. Mas mesmo assim, a forma como as políticas públicas para a cultura são conduzidas não inclui os artistas, nem os cidadãos. “Infelizmente o atual governo de coalizão trouxe políticos para áreas que exigem conhecimentos específicos”, explica.

Segundo o escritor, ator e produtor cultural, Jessé Baderna, a cultural está, infelizmente, ligada a política. “O momento que vivemos não serve para apontar o que a Fundac fez ou deixou de fazer. Precisamos exigir mais democracia dentro da cultura e o FPC precisa se organizar e participar para se fortalecer”, analisa.

O professor e músico, Tobias Baderna, ressalta que a Fundac é apenas uma ferramenta criada para fomentar a cultura local. “Não podemos culpar a Fundac por não promover a cultura com necessitamos. Cabe a nós criar as demandas e exigir dos gestores que atendam as nossas demandas culturais”, afirma.

Poder público

Daniel Marcio, diretor da Fundac, diz que concorda que falta comunicação dentro da Fundação de Cultura de Contagem e em outros setores da administração municipal. “Ainda não temos jornalistas na Fundac, mas conseguimos um site para divulgar as iniciativas. Queremos identificar os artistas independentes da cidade, mas é precisamos que eles se apresentem. Por isso coloco a Fundac à disposição para ser solicitada e cobrada pelos artistas”, esclarece.

Desconfiança

Diego Jakson, artista que já participou do Conselho Curador da Fundac, também reclama da falta de comunicação entre a fundação e os interessados pela arte. “Sinceramente é difícil conseguir informações da Fundac. A cultura em Contagem não acontece realmente e Aderbal Júnior foi até bonzinho ao analisar a não cultura na cidade”, reclama.

Toto como é conhecido, diz que a ideia da Fundac abrir as portas para uma possível parceria após três anos do atual governo e em ano de eleições, é difícil de acreditar.

Avanços 

A professora e atriz, Daniela Graciere, sugere que os artistas sejam mais políticos e se comuniquem mais.Daniela ficou a cargo de listar os encaminhamentos resultantes do encontro. A aproximação do Conselho Curador, fiscal e patrimonial da Fundac, ficou decidida. O melhoramento da comunicação entre a classe artística e os gestores, e entre os próprios artistas, estará em pauta.

A mobilização também ficou acertada. No Dia Internacional do Teatro e do Circo, dia 27 de março, domingo, será realizado um ato em frente ao Cine Teatro de Contagem que está fechado há anos, depois de ser interditado pelos Bombeiros.
Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br