Data de publicação: 19-03-2016 00:00:00

CIEE/MG é aprovado pelo Ministério do Trabalho e Emprego

Centro de Integração Empresa Escola de Minas Gerais -  CIEE
Foto: Divulgação
 
 
Primeira turma de aprendizes do CIEE/MG, acompanhados das instrutoras Sileni Magalhães (centro) e Hellen Rodrigues (dir.).

O Centro de Integração Empresa-Escola de Minas Gerais (CIEE/MG) recebeu no último dia 11 de março, a confirmação do cadastro do Curso de Aprendizagem na Área de Serviços de Supermercado da Secretaria de Políticas Públicas de Emprego.

A secretaria é um órgão vinculado ao Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e é o responsável pelo desenvolvimento de políticas de trabalho e emprego para a juventude. CIEE/MG exerce, desde o início deste ano, o a atividade de entidade qualificadora de aprendizes, conforme os requisitos exigidos pela Portaria MTE nº 723/12. 

Segundo o superintendente-executivo do CIEE/MG, professor Sebastião Alvino Colomarte, a validação de cadastro do novo curso possibilita à instituição a ampliação do leque de benefícios socioeducacionais e socioassistenciais em um segmento importante na economia. 

“Recebemos com muita satisfação a notícia da aprovação do cadastro junto ao MTE para o curso de Serviços de Supermercados porque temos a convicção de que existem muitas oportunidades para inserção de jovens no mercado de trabalho na área supermercadista mineira”, explica.

O Programa 

O Programa Aprendiz do CIEE/MG consiste em oferecer formação profissional e cidadã aos adolescentes de Belo Horizonte e Região Metropolitana e, consequentemente, a sua inserção no mercado de trabalho por meio da aprendizagem.
 
“Essa prática é um instrumento de integração em termos de aprendizado prático, aperfeiçoamento técnico-cultural, científico e de relacionamento humano, com prioridade para os adolescentes em situação de vulnerabilidade social”, esclareceu a supervisora do Setor de Aprendizagem da instituição, Carla Luciene Martins.

As inscrições para o Programa Aprendiz do CIEE/MG podem ser feitas pelos adolescentes com idade entre 15 anos e seis meses até os 23 anos incompletos, residentes na Grande Belo Horizonte, desde que matriculados e frequentes nos anos finais do Ensino Fundamental (8º e 9º ano), no Ensino Médio ou no Ensino Médio completo.

Benefícios 

Aderindo ao Programa Aprendiz do CIEE/MG a empresa transforma a obrigatoriedade de contratar aprendizes em oportunidade de treinar e capacitar talentos, além de receber treinamento, acompanhamento e assessoramento através de profissionais especializados.

O CIEE/MG realiza acompanhamento e controle do programa através de avaliações de desempenho e verificação da situação escolar do aprendiz. Além disso, a instituição dispõe de instrutores qualificados para o desenvolvimento do acompanhamento psicossocial e pedagógico do aprendiz.

Conforme a legislação em vigor, as empresas que contratarem aprendizes têm recolhimento de apenas 2% do FGTS (redução de 75% do valor normal); dispensa de aviso prévio remunerado e a isenção da multa rescisória. As empresas registradas no “Simples Nacional” não terão acréscimo na contribuição previdenciária. 

Fonte: Assessoria de imprensa
    
Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br