Data de publicação: 27-03-2016 00:00:00

Exposição de Iberê Camargo termina nessa segunda-feira (28)

Jornal Diário de Contagem On-Line
Fotos: Robson Rodrigues

Galeria de fotos

O público tem só mais um dia para conferir a exposição de Iberê Camargo “Um Trágico Nos Trópicos”, realizada em comemorações do centenário de nascimento do artista.  Desde 27 de janeiro a obra de Iberê tem sido visitada no Centro Cultural Banco do Brasil Belo Horizonte sempre de 9 às 21 horas.

São 121 obras produzidas a partir da década de 1950 até os últimos trabalhos do artista nos anos 90, selecionadas pelo curador Luiz Camillo Osório. São pinturas, desenhos, gravuras e matrizes que abordam a questão do homem, seu corpo e sua existência na fase “Natureza Morta de 1950”, quando Iberê retornou da Europa para o Rio de Janeiro.

No velho continente, Iberê estudou com os mestres Carlos Alberto Petrucci, De Chirico e André Lhote. Em sua última fase de produção nos anos 90, Iberê criou as grandes e trágicas telas que incluem as séries das Ciclistas, “As Idiotas” e “Tudo Te é Falso” e “Inútil”.

Além das obras, o público ainda pode acessar o Acervo Digital da Fundação Iberê Camargo (www.iberecamargo.org.br/acervodigital). São 4 mil obras disponibilizadas em hotsite, com possibilidade de pesquisas cruzadas entre imagens e informações. 

O acervo digital traz ainda centenas de documentos, como catálogos, recortes de jornais e revistas, correspondências, cadernos de notas e fotografias, armazenados pela esposa de Iberê, Maria Coussirat Camargo. Das quatro mil obras, três mil estão em alta resolução, acompanhadas de fichas técnicas, históricos e informações relacionadas, revelando um repertório nunca visto antes em exposições.

O prédio

Além da exposição, o público pode visitar e conhecer o prédio que abriga o CCB Belo Horizonte, na Praça da Liberdade, teve sua construção iniciada em 1926, seguindo o projeto do arquiteto Luiz Signorelli, fundador da Escola de Arquitetura da Universidade de Minas Gerais.

Inicialmente o prédio abrigou a Secretaria de Segurança e Assistência Pública, extinta justamente na data de inauguração do prédio, no dia 7 de setembro de 1930. Pouco tempo depois, a sede da Secretaria do Interior, que anexara a Segurança e Assistência Pública, foi transformada no Comando Geral das Forças Revolucionárias, durante a Revolução de 1930. 

Mais recentemente, o local abrigou a Secretaria da Defesa Social e a Procuradoria Geral do Estado. Em agosto de 2009, foram iniciadas oficialmente as obras de restauração e adaptação do prédio onde viria a funcionar o Centro Cultural Banco do Brasil Belo Horizonte. No sub solo do prédio funciona atualmente cafeterias com várias programações culturais.

Serviço:

Exposição de Iberê Camargo “Um Trágico Nos Trópicos”

Local: Centro Cultural Banco do Brasil Belo Horizonte
Site: www.culturabancodobrasil.com.br/portal/belo-horizonte/
Endereço: Praça da Liberdade, 450 – Funcionários - Belo Horizonte – MG
Ultimo dia: Segunda-feira (28) das 9 às 21 horas
Informações: (31) 3431-9400
Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br