Data de publicação: 04-05-2016 00:00:00

Escola realiza Café Literário com apresentações culturais

Centro de Integração Empresa Escola de Minas Gerais -  CIEE
Fotos: Divulgação

Galeria de fotos

Trabalhar atividades significativas além da sala de aula. Esse é o objetivo do "Café Literário", realizado anualmente no Colégio Elizabeth Kalil, em Contagem. Na edição mais recente, o evento, realizado no último dia 30, abordou as mudanças na língua portuguesa e a riqueza da literatura.

A ação envolve os pequenos estudantes do maternal até os do 3º ano do ensino médio, além da participação de professores, funcionários, pais, familiares e amigos dos alunos.

Sob a coordenação da professora Mervina Braga, o evento teve o empenho, foco, criatividade e beleza dos trabalhos cênicos e expositivos dos alunos. Na ocasião, foram realizadas apresentações, exposições, feira de livros e atividades de interação.

Para Suraya Kalil, diretora da escola, o projeto faz parte de uma trajetória de sucesso de 47 anos. “Os alunos confeccionaram trabalhos diversificados através da leitura, escrita, teatro, dança, exposições e ‘contação’ de histórias”, destacou.

Propostas diversificadas

O encontro contou com uma programação diversificada: As professoras dos alunos do maternal ao 5º ano do ensino fundamental trabalharam com as turmas a semeadura, desde o plantio até a colheita.

A literatura também esteve presente em grande parte dos trabalhos. Fabian Felipe Bueno Lemos, aluno do 1º ano do ensino médio, participa todos os anos do "Café Literário" e, para o estudante, a proposta é sempre enriquecedora. 

“O meu grupo foi responsável por apresentar a obra de Carlos Drummond de Andrade e eu gostei muito de conhecer mais a fundo sobre esse autor que tanto se destacou em nossa literatura”, frisou.

A turma do 1° ano do ensino médio destacou a importância da troca de livros, por meio da representação da Confeitaria Colombo, ponto de encontro de escritores no Rio de Janeiro no início do século passado.

Os alunos também levaram uma geladeira em desuso para servir de biblioteca móvel com livros doados por colegas, como "uma forma de ampliar a leitura em momentos de lazer", segundo a coordenadora do projeto, Mervina Braga.
Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br