Data de publicação: 04-05-2016 00:00:00

Nova Faculdade promove Semana Acadêmica

Centro de Integração Empresa Escola de Minas Gerais -  CIEE
Professora de Filosofia do Direito da UFMG e mestranda Lorena Freitas

Foto: Robson Rodrigues

Galeria de fotos

Na sexta edição, o evento oferece aos alunos diversas palestras com especialistas das áreas do Direito, Farmácia, Enfermagem, Administração e Ciências Contábeis.

De segunda (2) a sexta-feira (6), a instituição de ensino receberá mestres e doutores para debater com a comunidade acadêmica assuntos que vão contribuir para a formação dos estudantes.

Saúde 

Na última segunda-feira (2), o pós-doutor em Ciências Biológicas e professor da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Álvaro Eduardo Eiras, e a médica e enfermeira sanitarista Elizabeth Leite Resende falaram sobre o passado, o presente e o futuro de doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti e o trabalho dos agentes de endemias no combate ao vetor.

O debate após as palestras foi mediado pela professora da Nova Faculdade Bianca Letícia da Rocha.

“Atualmente, utilizando as tecnologias, estão sendo produzidos mosquitos geneticamente modificados - os transgênicos - que são soltos em regiões críticas com a missão de gerar mosquitos inofensivos aos seres humanos”, explica Eiras. 

Já Elizabeth lembrou que a dengue pode matar, a chikungunya pode aleijar e o zika vírus pode deixar sequelas.

“Todas são preocupantes, mas a dengue, que já é uma epidemia, é a que causa mais óbitos por causa do tipo hemorrágico. Mas a chikungunya e o zika vírus também preocupam diante do aumento de casos. Por isso a importância das ações dos agentes de endemias responsáveis pela orientação e combate ao vetor”, explica a médica e enfermeira.

Direito

Na manhã da última quarta-feira (4), outra palestra chamou a atenção. A professora de Filosofia do Direito da UFMG e mestranda Lorena Freitas falou para os alunos sobre a criminologia e o sistema prisional brasileiro.

Após visitas nas unidades prisionais e pesquisas realizadas sobre o assunto, a professora afirma que a situação é crítica e que as medidas punitivas atuais merecem ser repensadas.

“Trazer essa discussão para dentro da faculdade é importante para que os futuros juristas tenham um pensamento mais crítico sobre o atual modelo adotado e para que novas alternativas sejam pensadas. Não se vê bons resultados nos modelos adotados até então”, enfatiza.

As palestras seguem até a próxima sexta-feira (6), quando será encerrada a 6ª Semana Acadêmica da Nova Faculdade.
Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br