Data de publicação: 09-05-2016 00:00:00

Níveis dos reservatórios já são superiores aos do ano passado

WRV Produções
Usina de Três Marias

Foto: Cemig

Depois de enfrentarem sérios problemas em decorrência da seca prolongada no Brasil, os principais reservatórios do país apresentam elevação nos níveis de armazenamento, neste ano. A informação foi divulgada nesta segunda-feira (9) pela Cemig.

De acordo com o Operador Nacional do Sistema (ONS), os reservatórios das regiões Sudeste e Centro-Oeste estão com 57,55% da capacidade, índice bem superior ao registrado no mesmo período do ano passado.

Em Minas Gerais, a Usina Hidrelétrica de Três Marias chegou a 2,57% de volume armazenado em 2014, por causa da escassez de chuvas na bacia do rio São Francisco. Atualmente, já no final da temporada chuvosa, o reservatório registra 37,54% do volume útil.

A Usina de São Simão, a maior do parque gerador da Cemig, opera com 89,54% da capacidade, quase 30% a mais do que na mesma época de 2015.

Alívio no bolso

A estiagem registrada no Brasil nos últimos dois anos, principalmente, prejudicou, também, a geração de energia por meio de hidrelétricas. Para atender à demanda nacional, o ONS precisou acionar as usinas termelétricas, o que encareceu o custo de geração.

Por causa dessa medida, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) implantou o sistema de Bandeiras Tarifárias nas contas de energia das distribuidoras. 

Com o aumento dos níveis dos reservatórios, nos últimos meses, as tarifas voltaram a apresentar a bandeira verde (sem adicional).

Embora o cenário esteja mais favorável, o alerta de uso racional dos recursos hídricos prevalece.
Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br