Data de publicação: 10-04-2011 00:00:00

Pontos turísticos de Contagem

Centro de Integração Empresa Escola de Minas Gerais -  CIEE

Fotos: Robson Rodrigues Moreira

CLIQUE AQUI E VEJA AS FOTOS 

Igreja Matriz de São Gonçalo

Os primeiros registros sobre a Capela de São Gonçalo datam de 1743, quando o município ainda pertencia a Sabará. Em 1835, a capela foi ubstituída por uma construção mais suntuosa, sendo elevada à condição de Matriz em 1854, separendo-se da Paróquia da BoaViagem, no Curral Del Rei.

A Matriz possui Imaginária em madeira do século XIII, retábulo em estilo Rococó- composto por pilastras encimadas por arquivoltas-,proveniente da Igreja da Boa Viagem. Possui seis imagens do período colonial marcadas pelo sincretismo. São elas: São Gonçalo do Amarante, Nosso Senhor dos Passos,Nosso Senhor Morto, Nossa Senhora das Dores, Santa Luzia e Santa Helena. Tombada em 2000.

Casa da Cultura "NAIR MENDES MOREIRA"

Patrimônio cultural, núcleo de origem da antiga “Contagem das Abóboras”, tradicionalmente  conhecida como “Casa do Registro”, éconsiderada a casa mais antiga da cidade. Edificação típica da arquitetura vernacularmineira, rural e meio urbana.


Abriga galeria para exposições e espaço para lançamentos de livros, além de área aberta ao ar livre.Tombada em dezembro de 1998. Praça Vereador Josias Belém, 1,Centro.

Capela Imaculada Conceição e Santa
Edwiges


Estilo neogótico, inaugurada em 1943. Dotada de belíssimos vitrais, dispostos ao longo das fachadas laterais e frontal, reproduzindo o simbolismo cristão através de cenas bíblicas.
Os vitrais foram confeccionados em vidroitaliano pela casa Conrado de São Paulo. Tombada em 2000. Rua Desemb. Luciano de Souza Lima,29 bairro Bela Vista.

Centro Cultural Prefeito "FRANCISCO
FIRMO DE MATTOS"


Remanescente arquitetônico do núcleo histórico originário do posto fiscal do registro, compreendendo o Centro de Memórias, a Biblioteca Cultural e o Centro Artístico. Póloirradiador da cultura municipal, onde sãorealizadas diversas manifestações artísticas como concertos sinfônicos, teatros, dança, canto, exposições de arte, oficinas, visitas guiadas, dentre outras.

Detalhes arquitetônicos: Casa Rosa e Casa Amarela-tipologia colonial, enquadram-se na segunda fase da evolução da arquitetura mineira, entre 1750 e 1780; Casa Azul- feição eclética construida por volta de 1936 a partir de uma”coberta” já existente de período anterior. O conjunto foi tombado em1998. Rua Dr. Cassiano, 102,Centro.

Feira de Arte e Artesanato

Exposição de artesãos e artistas de tendências variadas; praça de alimentação.-Av. Portugal com Av. João César de Oliveira, bairro, Eldorado,às quartas à noite e aos sábados pela manhã.

Feira de Artesanato e Alimentação do
Bairro Amazonas


Av . Alvarenga Peixoto, bairro Amazonas, aos domingos pela manhã.

Cine Teatro Municipal de Contagem

Edificação construida na década de setenta, do Séc. XX, em linhas arrojadas para a época, temcapacidade para seiscentas pessoas.Endereço: Praça Silviano Brandão s/n.

Parque Municipal “GENTIL DINIZ”

Área ecológica, com aproximadamente vinte e quatro mil metros quadrados. Em seu interior, abriga um casarão do século XIX.
Apresenta vegetação remanescente do cerrado e cerca de oitenta jabuticabeiras, árvore símbolo que ilustra o Brasão do Município. Fica na Rua Maria do Carmo Diniz,141- Bairro N.S. do Carmo.

Espaço Popular

Anfiteatro ao ar livre, para aproximadamente cinco mil pessoas,projetado para manifestações populares de ´caráter cultural, político, social, religioso e outros eventos. Anexo à Igreja Matriz de São Gonçalo. Concepção do arquiteto Gustavo pena evocando a Agora grega. Endereço:Confluência das ruas Presidente Kennedy e Dr. Cassiano.

Casa dos Cacos

Edificação recoberta com cacos, é uma representação simbólica das várias identidades de Contagem,e a única em sua tipologia no Brasil. Essa Cidade-Mosaico Cultural está retratada nos fragmentos coloridos de louça, incrustada nas formas criada nas paredes, objetos, muros, esculturas e imagens. O artista Carlos Luís de Almeida criou sua obra de 1963 até 1989, ano de sua morte,.Tombada em 2000.Rua Ignez Gansmann de Almeida, 132, bairro Bernardo Monteiro.

Galerias de Artes

GALERIA DO CENTRO CULTURAL DE CONTAGEM
Rua Dr. Cassiano,130, Centro.
Visitação: segunda à domingo, das 9 às 17 horas.
GALERIA DA CÂMARA MUNICIPAL DE CONTAGEM
Praça São Gonçalo,18 ,Centro.
Visitação:segunda à sexta, das 12 às 18 horas.
GALERIA DA CASA DE CULTURA DE CONTAGEM
Praça Vereador Josias Belém, 1, Centro.
Visitação: segunda à sexta, das 9 às 17 horas.

Quatro Chaminés e Prédio Administrativo da Itaú

Remanescentes da antiga Fábrica de Cimento Portland Itaú, as quatro chaminés, de cinqüenta e sessenta metros de altura, construidas nas décadas de cinquenta e sessenta do século XX, representam o referencial simbólico da memória do trabalho em Contagem. No local hojeBestá instalado o complexo “Itaú Power Center”. Endereço: Av. Gen. David Sarnoff, 920- Cidade Industrial Juventino Dias. Tombados em 17 de junho de 1999.

Fazenda Vista Alegre

Bem edificado e área de propriedade pública- área de preservação ambiental e cultural, abriga em seu interior uma edificação rural, característica do Sec.XVII. E uma referência identitária da Contagem agropastoril. Endereço:Av. A- Quintas Coloniais.

Várzea das Flores

A bacia de Várzea das Flores corresponde a 55% da área total do município. Pertence a bacia do Rio Paraopeba.

Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br