Data de publicação: 14-05-2016 00:00:00

Tocha Olímpica passa por Contagem como previsto

Centro de Integração Empresa Escola de Minas Gerais -  CIEE
Fotos: Robson Rodrigues

Galeria de fotos

O público inicialmente pequeno aumentou no decorrer do percurso e a Tocha seguiu pela principal via da cidade neste sábado (14). A primeira a acender a tocha foi a modelo de 22 anos Paola Antonini França, que há cerca de um ano e meio perdeu a perna esquerda em um acidente em BH.

De mão em mão, a tocha seguiu pela avenida João César de Oliveira e fez uma parada na praça Iria Diniz. O mestre dos Arturos - Comunidade Quilombola de Contagem, Antônio Maria da Silva, cadeirante de 80 anos, conduziu a tocha até o palco principal.

Campeões da cidade

A atleta da ginástica de trampolin de Contagem Lorrane Saouza Sampaio, de apenas 15 anos - mas com muitas medalhas na bagagem -, fez uma bela apresentação para o público que aguardava a Tocha Olímpica. 

Além de Lorrane e do senhor Antônio, outros contagenses participaram do revezamento. Julio César Barbosa, mestre de taekwondo que vive e pratica o esporte há 30 anos em no município; Moisés Quintão Faria, “o Zé Pedal”, de 68 anos, que há 40 faz acrobacias com suas bicicletas malucas; e Jordejaro Gonçalves Maciel, “o mestre Canguru”, que há 30 anos utiliza o esporte em projetos sociais na cidade. Todos tiveram a oportunidade de carregar a Tocha Olímpica até os limites de Contagem e Belo Horizonte.  

O comboio da Tocha Olímpica composto de vários veículos que participam da promoção do revezamento e as viaturas da Polícia Rodoviária Federal, Polícia Civil e Policia Militar, seguiram em direção à Pampulha, onde iniciou o revezamento em BH.

Protestos 

Durante o percurso, alguns populares gritaram contra a passagem da tocha pela cidade. “Vergonha, vergonha”. “Falta saúde e educação e gastam com a tocha”.

Já na praça Iria Diniz, quando anunciaram a fala do prefeito Carlin Moura, vaias foram ouvidas. A fala foi curta, não demorou um minuto. O deputado estadual Ricardo Faria também falou rapidamente, mas as atenções estavam na atleta Lorrane Souza, que fez saltos incríveis no trampolim, arrancando suspiros do público.

3ª Marcha de Enfrentamento e Combate ao Racismo

Assim que terminou o evento do revezamento da Tocha Olímpica, a marcha saiu da praça Paulo Pinheiro Chagas em direção à praça da Glória, no bairro Eldorado. Com o objetivo de chamar a atenção do público para questões raciais e protestar contra o preconceito, a 3ª Marcha de Enfrentamento e Combate ao Racismo foi encerrada com um show do cantor Flávio Renegado.
 
Na praça da Glória, o grupo Filhos de Zambi, composto por integrantes da Comunidade dos Arturos; Som da Terra; Nosso Bloco; Angola Janga; Batucarte; Rubinho Mr. Black; Ergon; B-boy Lorim; Gonzo; Nagô; Dj A Coisa se apresentaram e a capoeira com Mestre Jacaré e a oficina de capoeira com professor Beto, fizeram parte da programação do evento.
Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br