Data de publicação: 31-05-2016 00:00:00

PSOL oferece informações sobre Softwares Livres

WRV Produções
Fotos: Robson Rodrigues

Galeria de fotos

O Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) de Contagem proporcionou, no último sábado (28), um encontro com o web designer, programador e especialista em softwares livres Rafael Bantu.

De forma gratuita e espontânea, o paulista de Campinas se dispôs a apresentar e mostrar as vantagens dos softwares livres disponíveis e ao alcance de todos. Bantu explicou o conceito deles, que, segundo ele, cada vez mais estão sendo utilizados por profissionais de diversas áreas, inclusive por empresas e repartições públicas. 

“Softwares livres são aqueles que respeitam a liberdade de qualquer usuário. Esses programas têm códigos abertos e podem ser executados, estudados, distribuídos, alterados, melhorados, piorados e copiados, partes deles ou até mesmo o software inteiro”, explica.

Rafael Bantu ressalta que para utilizá-los é preciso seguir algumas regras básicas. “A Free Software Foundation (FSF) é uma das fundações responsáveis por fiscalizar e organizar os inúmeros softwares livres espalhados pelo mundo. Todos os desenvolvedores devem seguir as orientações”, enfatiza.

Mudanças

O ator, escritor e produtor cultural Jessé Duarte confessou que há mais de um ano deixou de utilizar softwares pagos. “Comecei a utilizar somente os livres em meu computador para navegar na rede ou para a edição de vídeos, textos, imagens, para tudo”. 

O responsável pela comunicação do PSOL Contagem diz que a mudança foi fantástica e segura. “Os softwares livres estarão nas discussões com as nossas militâncias, porque são ferramentas fundamentais para a democratização da comunicação. A variedade e a qualidade de softwares livres disponíveis permitem a todos os cidadãos produzir peças gráficas, conteúdos para a internet ou para qualquer outro tipo de veículo de comunicação, inclusive TV, com a mesma qualidade oferecida pelos programas pagos”, explica Duarte.

Experiências 

Bantu, que foi destaque na defesa dos softwares livres no Fórum Social Mundial realizado em janeiro, em Porto Alegre, disse que está à disposição para repassar conhecimentos.

Os programas Inkscape (para a editoração eletrônica de imagens e documentos vetoriais), Gimp e Scribus (para criar gráficos), kdenlive (para edição de vídeos) e o Audacity (para edição de áudios) foram os primeiros softwares livres apresentados por Rafael Bantu.

Os participantes do encontro gostaram, aprovaram os softwares livres e se colocaram abertos às mudanças, principalmente no conceito de liberdade dos softwares livres. Bantu também faz parte da Ciranda da Informação, projeto de mídia livre importante no cenário nacional.
Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br