Data de publicação: 15-06-2016 00:00:00

Demanda por produtos juninos altera preços na CeasaMinas

WRV Produções
Foto: CeasaMinas/Divulgação

Pratos típicos das festas juninas estão movimentando a economia e provocando mudanças nos preços das hortaliças consideradas ingredientes fundamentais nessa época do ano. 

No entreposto da Central de Abastecimento de Minas Gerais (CeasaMinas) de Contagem, a oferta de mandioca, milho verde, batata doce e gengibre aumentou de 12% a 30,1%, de 26 de maio a 10 de junho, na comparação com os 30 dias anteriores.

No período, o preço do milho caiu 14,6%, passando de R$ 1,03 para R$ 0,88, apesar do aumento na demanda. O gengibre, utilizado, principalmente, em quentões, barateou 11,2% e a batata doce, 8,2%.

A exceção ficou por conta da mandioca, que encareceu 10,5%. Segundo os produtores, esse aumento sinaliza a pressão da procura pelo alimento: alguns registraram aumento de 30% na demanda.

Dicas de compra

De acordo com a assessoria da CeasaMinas, algumas dicas podem ser seguidas na hora da compra dessas hortaliças. Confira abaixo:

Milho verde
Deve ser comprado bem fresco, com as folhas bem verdes e o cabelo marrom escuro. Se estiver à venda sem casca, verifique se a ponta inferior da espiga é afilada e macia. Isso indica que está em boas condições. Para fazer pamonha, cural, bolo ou pudim, o melhor é o milho mais amarelo, que possui mais amido. Se os grãos forem cozidos ou assados, o recomendável são as espigas mais claras, pois estão mais novas.
 
Batata doce
Prefira as raízes mais compridas (13 a 15 cm). Devem estar firmes, com a casca fina e lisa, de preferência branca ou rosa, sem cortes ou picadas de insetos. Se um pedaço pequeno estiver estragado, todo o resto adquire gosto ruim. Na hora de armazenar, prefira lugares secos, frescos e arejados, longe da luz direta do sol e da geladeira.
 
Mandioca (aipim ou macaxeira)
Prefira aquelas em que a casca solte facilmente. A polpa deve ter cor branca ou amarelada uniforme. Recuse as que tiverem a polpa arroxeada ou com riscas pretas. Para conservar, descasque e guarde em vasilha com água. Descascada e embalada, pode durar até um mês no congelador. Outra dica é verificar a raiz: quando é mais grossa, é sinal de que o aipim é menos duro e cozinha melhor.
 
Gengibre
Devem estar limpos, intactos, firmes e sem pontos pretos e gelatinosos. Não devem ter manchas, excrescências, mofos ou marcas de apodrecimento. Evite também os ressecados, pois são murchos por dentro.
Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br