Data de publicação: 21-06-2016 00:00:00

Moedas e cédulas falsas podem ser trocadas imediatamente nos bancos

WRV Produções
Foto: Reprodução Internet

A partir desta terça-feira (21), instituições financeiras serão obrigadas a trocar, imediatamente, moedas ou cédulas falsas que forem sacadas em caixas ou terminais de auto-atendimento. A medida, definida pelo Conselho Monetário Nacional, foi regulamentada pelo Banco Central (BC).

Antes da decisão, os bancos costumavam substituir as cédulas, mas o prazo de troca não era específico. Agora, quando o cidadão sacar o dinheiro com suspeita de ser falso, ele poderá procurar qualquer agência para fazer a troca.

De acordo com o BC, não é preciso retirar extrato bancário, porque há registros dos saques. Aposentados ou beneficiários do Bolsa Família que não têm conta também poderão ser ressarcidos, basta procurar a agência do banco onde o dinheiro foi sacado e realizar a troca.

Análise de cédulas e moedas

Caso seja recebido o dinheiro falso no comércio, por exemplo, o cidadão deve procurar qualquer agência bancária e entregar a cédula ou moeda para que o banco anote os dados (nome, endereço e CPF) e inicie a análise.

Segundo o Banco Central, se ficar comprovado que a cédula é legítima, o cidadão será ressarcido pelo banco e, caso o dinheiro seja falso, não vai haver reembolso. Todo dinheiro recolhido pelos bancos é enviado para análise. 

De acordo com a regulamentação, os bancos terão até 30 dias para enviar o dinheiro suspeito aos municípios onde há representação do BC. Já para as demais localidades do país, foi estabelecido o prazo de 45 dias.

Os bancos têm 180 dias para se adequarem aos novos prazos estabelecidos para envio do dinheiro ao BC. Já o Banco Central tem, no máximo, 20 dias para realizar essa análise. Para acompanhar o andamento, o cidadão pode acessar a página do BC.

Se a análise apontar que o dinheiro é legítimo, o banco terá prazo de 24 horas para depositar o valor na conta corrente do cliente, após ter recebido o crédito devido. Para quem não tem conta, o banco deverá comunicar a disponibilidade do valor em até três dias úteis.
Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br