Data de publicação: 19-07-2016 00:00:00

Cenoura e cebola registram quedas nos preços em junho

Academia Equilíbrio Funcional
Foto: Elza Fiuza/Agência Brasil

A cebola e a cenoura foram os alimentos que registraram maiores quedas nos preços no último mês nas principais centrais de abastecimento (Ceasas) do Brasil. A constatação foi feita a partir do 7º Boletim Prohort de Comercialização de Hortigranjeiros nas Ceasas em 2016, divulgado nesta terça-feira (19) pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

O recuo nos preços da cebola é explicado pela entrada das safras do Nordeste e do Centro-Oeste brasileiros. Já a cenoura ficou mais barata em março/abril e manteve o ritmo em junho, caindo 19,71% no Rio de Janeiro e 43,28% no Espírito Santo.

Por outro lado, o preço da alface mais do que dobrou em São Paulo (106,55%), em função das chuvas e geadas que afetaram os municípios paulistas no mês passado. O efeito também foi sentido no Estado fluminense, que acabou comercializando parte da hortaliça no Estado vizinho.

No mercado carioca, a alface encareceu 26,6%; em Curitiba, o aumento foi de 64,54% na comparação com maio, por causa do frio intenso registrado no Paraná.

Frutas

No caso das frutas, não houve oscilações dominantes nos preços em junho. A não ser o mamão, que apresentou quedas de 26,37% a 72,53% nas Ceasas do país. A melancia apresentou tendência de queda de preços em seis dos oito mercados analisados. 

A oferta da banana e da laranja começou a cair e tende a diminuir nos próximos meses, provocando uma moderada elevação nos preços. A maçã também teve redução na oferta e consequente alta de preços, mas a tendência deve se inverter nos próximos meses com a entrada das safras da região Sul. 

O levantamento é feito mensalmente nos mercados atacadistas, por meio do Programa Brasileiro de Modernização do Mercado Hortigranjeiro (Prohort), executado pela Conab. 

Para análise do comportamento dos preços em junho foram considerados os principais entrepostos dos estados de Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Goiás, Distrito Federal, Ceará, Pernambuco e Paraná.
Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br