Data de publicação: 15-08-2016 00:00:00

Mulheres carentes têm espaço em cursos de qualificação pelo Pronatec

Jornal Diário de Contagem On-Line
Foto: Reprodução Internet

Começa em setembro a pré-matricula para as aulas do Pronatec/Mulheres Mil em Contagem e outras 13 cidades mineiras. O projeto atende a mulheres cadastradas nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e nos Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas).

O programa tem o objetivo de empoderar as mulheres, por meio de um ambiente de troca de experiências e acesso à educação profissional, para o rompimento da condição de vulnerabilidade, como vítimas de violência, chefes de famílias e beneficiárias do Bolsa Família.

A seleção será feita pelos Cras/Creas, que definirão os critérios de vulnerabilidade a serem enfrentados por essas mulheres. Será necessário apresentar CPF e, posteriormente, confirmar a matrícula.

A Fundação de Educação para o Trabalho de Minas Gerais (Utramig) vai oferecer 24 cursos profissionalizantes de Formação Inicial e Continuada, na modalidade Mulheres Mil. Serão ofertadas 480 vagas em 14 municípios mineiros.

Os cursos

Os cursos oferecidos serão nas áreas de alimentação (preparadora de doces e conservas; auxiliar de confeiteiro), artesanato (artesã de biojoias e costureira de máquina reta e overloque) e administração (promotora de vendas e assistente administrativo).

As aulas têm três módulos: um básico, que engloba o ensino de português, matemática e informática; um específico, que foca na profissionalização; e um direcionado a debater o papel da mulher no cotidiano, a fim de trabalhar temas como empreendedorismo, economia solidária, saúde e autoestima. 
 
O programa oferece cursos, oficinas, projetos integrados e práticas em temáticas. Após os cursos, será realizada a fase de acompanhamento dessas mulheres para que elas possam se tornar autossuficientes e inseridas em alguma atividade produtiva. 

As aulas têm início previsto para outubro e carga horária de 160 horas para turmas de 20 alunas.

O programa

O Mulheres Mil foi instituído pelo Ministério da Educação (MEC) em 2011. Dois anos depois, passou a integrar o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), por meio da iniciativa Bolsa Formação.

A oferta é resultado da parceira entre o MEC e o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), no Plano Brasil Sem Miséria (Pronatec/BSM), com a meta de erradicação da pobreza extrema no país.

Serviço social em Contagem

Cras Eldorado: rua Peroba, 20 – bairro Eldorado

Creas Eldorado: rua José Faria da Rocha, 4.423 – bairro Eldorado

Cras Sede: rua Manoel Pinheiro Diniz, 352 – bairro Três Barras

Cras Ressaca: rua Rodrigues da Cunha, 227 – bairro São Joaquim

Creas Ressaca: rua Rodrigues da Cunha, 480 – bairro São Joaquim

Cras Vargem das Flores: av. Retiro dos imigrantes, 680 – bairro Retiro e rua Poranga, 74 – bairro Icaivera

Creas Vargem das Flores: rua Rio Retiro, 580 – bairro Retiro

Cras Industrial: rua Marquês de Paraná, 95 – bairro Industrial

Cras Petrolândia: rua Madeirão, 160 – bairro Industrial São Luiz

Cras Nacional: rua Felipe dos Santos, 577 – Nacional
Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br