Data de publicação: 12-02-2014 00:00:00

Educação e Tecnologia: Aliados ou Cúmplices?

Foto: Divulgação

¹Luiz Carlos Panisset Travassos,MsC

De que modo a tecnologia pode influenciar a educação? Há uma contribuição para a construção, interação e criação de conhecimento ou é utilizada somente para a reprodução?Esse questionamento é necessário para gerar uma avaliação sobre o uso da tecnologia, pois há o risco de cair na superficialidade de mera sofisticação do quadro-negro, o que não compensaria nem os esforços de uma caminhada até o laboratório de informática.

A questão segue o viés da mudança de paradigmas a respeito do ensino, que até então pregava o repasse de saberes pré-fixados e certezas absolutas, evitando a indagação, reflexão e construção do conhecimento.

Toneladas de informações são extraídas de autores cuja credibilidade (ou até mesmo a quantidade de obras publicadas) é notória, sendo então repassadas prontas aos alunos, como se fossem inquestionáveis. Não há o direito de se querer saber o porquê ou até mesmo o como de certos assuntos, não existe a possibilidade de se tentar entender determinado conceito de outra forma, pois aquela instituída e utilizada desde a época escolar dos pais e, portanto tradicional, é a correta.

Atualmente há uma corrente de pensamento destituindo o saber de seu trono onisciente e inflexível para apresentá-lo através de estímulos e provocações, que aliadas a capacidade criativa dos seres o tornarão mais original, eficiente e completo. Essa nova maneira de encarar o ensino requer além de prática e preparação, a aceitação de seu método.

Educação X Tecnologia

Para investigar as questões propostas e buscar embasamento para eventuais respostas, deve-se analisar a educação e sua evolução através dos tempos. Da mesma forma a tecnologia, para posteriormente cruzar essas informações e podermos obter opiniões conclusivas. Porém, essa questão deve ser avaliada com muito cuidado, visto que existe a possibilidade de utilizar a tecnologia como mera reprodutora dos meios didáticos atuais.

Substituir o quadro negro por slides de uma apresentação em um computador é uma atitude válida se a partir dessa interação tecnológica o aluno obtenha percepções que não seriam alcançadas com o livro, e se isso estiver sob uma ótica pedagógica, capaz de fornecer uma aprendizagem significativa, crítica e eficaz. A possibilidade da articulação de novas linguagens (audiovisuais e interativas) cria novas racionalidades. Se utilizadas em conjunto com a capacidade criativa e de abstração dos alunos, pode trazer resultados surpreendentes.

Google Earth

Um exemplo real da aplicação da tecnologia, como agente pedagógico, foi a recente utilização em salas de aula do portal Google Earth. O portal é um serviço que visualiza qualquer ponto do globo terrestre com um alto nível de resolução, funcionando com imagens captadas via satélite.

Enquanto o professor fala sobre as diferenças de relevo existentes em uma região, os alunos acompanham interativamente, com as imagens reais, obtidas naquele instante, cada uma dessas diferenças. Além do aumento de interesse por parte dos alunos, a visualização em tempo real - e não em gráficos comparativos - as informações sobre geografia, criam na mente do aluno a possibilidade de questionar, de expor o seu ponto de vista, discordando e até mesmo questionando o que lhe foi dito, de acordo com a maneira que ele interpreta aquela situação.

Dessa forma, uma dúvida sobre algo visto e não conhecido (um monte ou montanha, por exemplo) pode levar o professor e todos os outros alunos a pesquisas e indagações, gerando a construção conjunta do conhecimento e esse é o ponto em questão.

A agregação de valor e distribuição de conteúdo, além de facilitar o acesso às informações, cria a possibilidade de se explorar o aprendizado relacionando-o com o mundo.

Noções de política, ciência, religião, cultura e todos os assuntos imagináveis podem ser exemplificados através de websites que tratam do assunto. A interconexão de informações cria uma rede de informações capaz de relacionar assuntos de várias maneiras, gerando conhecimento amplo, integrado e diversificado. Isso requer qualidade e agilidade dos sistemas de ensino, ciência e tecnologia, além de uma educação inventiva e criadora, que abra a mente dos alunos.

As propostas para a educação e tecnologia devem abranger todas as esferas, de modo que ocorra uma uniformidade do acesso, garantindo que todos participem. A tecnologia evolui e acompanha as sociedades, muitas vezes influenciando-as, e está disponível para ajudar na destituição do ensino unilateral, imposto e onisciente.

Logo, o amadurecimento necessário foge dos campos de ensino e educação, atingindo uma denotação mais humanista e carente de crítica por parte de todos oe envolvidos: docentes, dicentes, governos e organizações.

¹Professor da Nova Faculdade

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