Fotos: Robson Rodrigues Moreira
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Com o objetivo de apoiar a prática de seus alunos, a Newton Paiva promoveu a 4ª edição do festival de publicidade entre seus alunos. O evento foi realizado no dia 11.12, no campus da Carlos Luz.
A campanha de divulgação do festival foi elaborada pelos alunos do 5º período de Publicidade e Propaganda e a idéia do festival foi fazer do evento uma vitrine para os alunos e seus trabalhos. Foram apresentados os trabalhos interdisciplinares do 4º e 5º período, além das campanhas de responsabilidade social elaboradas pelos alunos do 6º período.
Cada agência formada pelos alunos atendeu a uma ONG e apresentou uma proposta real de uma campanha de responsabilidade social contendo um planejamento que viabiliza o desenvolvimento sustentável dessa ONG. Para isso foram articuladas parcerias com a iniciativa privada.
Foram apresentadas campanhas desenvolvidas para as ONGs e OSCIPs: Associação Cultural Tambolelê, Circo de Todo Mundo, Rede Cidadã, Casa de Apoio à Criança Carente de Contagem, Núcleo Integrado Cascatinha, Associação Cidadãos Posithivos Sempre Viva, Vale da Cidadania e Contato Centro de Referência da Juventude.
O festival contou com a presença de profissionais renomados da área de publicidade e propaganda, juntamente com os professores, que julgaram o melhor trabalho interdisciplinar de cada período.
Trabalhos interdisciplinares premiados apresentados no último dia do festival.
- Grupo: Focah Comunicação: 6º Período de Publicidade e Propaganda.
- Ong atendida: Casa de Apoio à Criança Carente de Contagem
A Casa de Apoio à Criança Carente de Contagem é uma ONG que atende crianças e adolescentes que vivem em situação de risco social (sofrem maus tratos, falta de alimento, ausência dos pais, falta de princípios básicos de higiene, entre outros). O objetivo da Casa de Apoio é promover a reintegração social e familiar das crianças que assiste.
Fases da campanha:
Primeira fase: A Focah trabalhou no desenvolvimento de uma campanha de propaganda para divulgar a causa da Casa de Apoio com o objetivo de sensibilizar a sociedade de maneira geral para a atividade desenvolvida pela ONG e, conseqüentemente, conquistar, parcerias, doações e voluntários.
Segunda fase: Previa o desenvolvimento de um produto/serviço que pudesse trazer sustentabilidade para a Casa de Apoio, ou seja, algo que pudesse ser produzido pela Casa e que a permitisse a mesma não mais depender de parcerias e doações, pois, estas são geralmente incertas.
Como não podíamos utilizar a mão-de-obra dos beneficiados pela ONG (as crianças), resolvemos profissionalizar as mães dos assistidos com o intuito de que elas produzissem esse produto.
Desta forma, além de gerar renda para a Casa, criaríamos uma fonte de renda extra para as mães e permitiríamos a reintegração familiar dos beneficiados pela ONG, já que mães e filhos participariam do mesmo projeto.
O produto escolhido foram salgados finos e canapés. A justificativa para a escolha desse produto se baseia no fato da sua produção poder ocorrer apenas aos sábados (dia em que ocorre uma quantidade maior de eventos sociais), não prejudicando o desempenho das atividades que as mães desenvolvem durante a semana.
Os parceiros escolhidos para o projeto:
- Senac Minas: que entrará com o oferecimento do curso profissionalizante de salgados finos e canapés para as mães que participarão do projeto.
- Vilma Alimentos: que fornecerá a farinha de trigo necessária à produção dos salgados e o auxílio financeiro para a implementação e manutenção inicial do projeto.
- Itambé: que fornecerá os laticínios necessários para a produção dos salgados e o auxílio financeiro para a implementação e manutenção inicial do projeto.
Durante o processo, a Focah ficaria responsável por criar soluções para os problemas de comunicação desse novo produto: Criação de nome, Identidade visual e Campanha de lançamento.
- Integrantes do grupo: Andréa Lopes, Camila Prates, Carla Soares, Fernanda Cursino, Flavia Santos, Lorena Duarte, Tadeu Toussaint.
- Prêmios conquistados: Melhor trabalho interdisciplinar, melhor mídia impressa e melhor Making-off.
- Grupo: Fusion Comunicação - 6º Período de Publicidade e Propaganda.
- ONG Atendida: Associação Cultural Tambolelê.
Fases da campanha:
Primeira fase: Divulgar a causa defendida pela ONG tornando o seu trabalho conhecido, mas que pudesse ser assinada por qualquer outra que trabalhasse da mesma forma. Foi divulgada a inclusão social através da música realizada pelo Tambolelê.
Segunda fase: O grupo criou um produto que pudesse ser comercializado para ajudar a ONG no seu auto-sustento. O produto proposto foi um toque de celular: Truetone, que tocaria nos celulares os sons dos tambores da cultura afro-mineira. A proposta seria fazer uma parceria com a empresa de telefonia móvel a TIM, que já foi uma antiga patrocinadora da Associação.
- Integrantes do grupo: Pedro Alberto Viana, Fernando D'Agostini, Dênis Araujo, Orlando Pinel, Shelber Cruz, Márcia Regina.
- Prêmios conquistados: O melhor VT de trinta segundos com o filme "Vitrola", a melhor campanha publicitária eleito por jurí popular e a melhor peça radiofônica com o Spot de trinta segundos "Assalto".