Data de publicação: 13-12-2007 00:00:00

Festival de Publicidade Newton Paiva - “Deixe sua marca”, Contagem participou.

Academia Equilíbrio Funcional

Fotos: Robson Rodrigues Moreira

Clique aqui e veja as fotos do festival

Com o objetivo de apoiar a prática de seus alunos, a Newton Paiva promoveu a 4ª edição do festival de publicidade entre seus alunos. O evento foi  realizado no dia 11.12, no campus da Carlos Luz.

A campanha de divulgação do festival foi elaborada pelos alunos do 5º período de Publicidade e Propaganda e a idéia do festival foi fazer do evento uma vitrine para os alunos e seus trabalhos. Foram apresentados os trabalhos interdisciplinares do 4º e 5º período, além das campanhas de responsabilidade social elaboradas pelos alunos do 6º período.

Cada agência formada pelos alunos atendeu a uma ONG e apresentou uma proposta real de uma campanha de responsabilidade social contendo um planejamento que viabiliza o desenvolvimento sustentável dessa ONG. Para isso foram articuladas parcerias com a iniciativa privada.

Foram apresentadas campanhas desenvolvidas para as ONGs e OSCIPs: Associação Cultural Tambolelê, Circo de Todo Mundo, Rede Cidadã, Casa de Apoio à Criança Carente de Contagem, Núcleo Integrado Cascatinha, Associação Cidadãos Posithivos Sempre Viva, Vale da Cidadania e Contato Centro de Referência da Juventude.

O festival contou com a presença de profissionais renomados da área de publicidade e propaganda, juntamente com os professores, que julgaram o melhor trabalho interdisciplinar de cada período.

Trabalhos interdisciplinares premiados apresentados no último dia do festival.

- Grupo: Focah Comunicação: 6º Período de Publicidade e Propaganda.
- Ong atendida:  Casa de Apoio à Criança Carente de Contagem

A Casa de Apoio à Criança Carente de Contagem é uma ONG que atende crianças e adolescentes que vivem em situação de risco social (sofrem maus tratos, falta de alimento, ausência dos pais, falta de princípios básicos de higiene, entre outros). O objetivo da Casa de Apoio é promover a reintegração social e familiar das crianças que assiste.

Fases da campanha:

Primeira fase: A Focah trabalhou no desenvolvimento de uma campanha de propaganda para divulgar a causa da Casa de Apoio com o objetivo de sensibilizar a sociedade de maneira geral para a atividade desenvolvida pela ONG e, conseqüentemente, conquistar, parcerias, doações e voluntários.

Segunda fase: Previa o desenvolvimento de um produto/serviço que pudesse trazer sustentabilidade para a Casa de Apoio, ou seja, algo que pudesse ser produzido pela Casa e que a permitisse a mesma não mais depender de parcerias e doações, pois, estas são geralmente incertas.

Como não podíamos utilizar a mão-de-obra dos beneficiados pela ONG (as crianças), resolvemos profissionalizar as mães dos assistidos com o intuito de que elas produzissem esse produto.
 
Desta forma, além de gerar renda para a Casa, criaríamos uma fonte de renda extra para as mães e permitiríamos a reintegração familiar dos beneficiados pela ONG, já que mães e filhos participariam do mesmo projeto.

O produto escolhido foram salgados finos e canapés. A justificativa para a escolha desse produto se baseia no fato da sua produção poder ocorrer apenas aos sábados (dia em que ocorre uma quantidade maior de eventos sociais), não prejudicando o desempenho das atividades que as mães desenvolvem durante a semana.

Os parceiros escolhidos para o projeto:

- Senac Minas: que entrará com o oferecimento do curso profissionalizante de salgados finos e canapés para as mães que participarão do projeto.

- Vilma Alimentos: que fornecerá a farinha de trigo necessária à produção dos salgados e o auxílio financeiro para a implementação e manutenção inicial do projeto.
- Itambé: que fornecerá os laticínios necessários para a produção dos salgados e o auxílio financeiro para a implementação e manutenção inicial do projeto.

Durante o processo, a Focah ficaria responsável por criar soluções para os problemas de comunicação desse novo produto: Criação de nome, Identidade visual e Campanha de lançamento.
- Integrantes do grupo: Andréa Lopes, Camila Prates, Carla Soares, Fernanda Cursino, Flavia Santos, Lorena Duarte, Tadeu Toussaint.

- Prêmios conquistados: Melhor trabalho interdisciplinar, melhor mídia impressa e melhor Making-off.

- Grupo: Fusion Comunicação - 6º Período de Publicidade e Propaganda.
- ONG Atendida: Associação Cultural Tambolelê.

Fases da campanha:

Primeira fase: Divulgar a causa defendida pela ONG tornando o seu trabalho conhecido, mas que pudesse ser assinada por qualquer outra que trabalhasse da mesma forma. Foi divulgada a inclusão social através da música realizada pelo Tambolelê.

Segunda fase: O grupo criou um produto que pudesse ser comercializado para ajudar a ONG no seu auto-sustento. O produto proposto foi um toque de celular: Truetone, que tocaria nos celulares os sons dos tambores da cultura afro-mineira. A proposta seria fazer uma parceria com a empresa de telefonia móvel a TIM, que já foi uma antiga patrocinadora da Associação.
 
- Integrantes do grupo: Pedro Alberto Viana, Fernando D'Agostini, Dênis Araujo, Orlando Pinel, Shelber Cruz, Márcia Regina.
 
- Prêmios conquistados: O melhor VT de trinta segundos com o filme "Vitrola", a melhor campanha publicitária eleito por jurí popular e a melhor peça radiofônica com o Spot de trinta segundos "Assalto".

 

Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br