Data de publicação: 16-10-2019 18:19:00 - Última alteração: 16-10-2019 18:19:45

Obras do Corredor Norte-Sul são iniciadas em Contagem

Centro de Integração Empresa Escola de Minas Gerais -  CIEE
Foto: Cassio Matias/Divulgação
 
O Corredor Norte-Sul, que vai ligar os bairros Nova Contagem e Cidade Industrial, em Contagem, também teve as obras iniciadas após a assinatura da ordem de serviço, feita pelo prefeito, Alex de Freitas (sem partido), e pelo vice-prefeito, William Barreiro (PDT), na última terça-feira (15).
 
Este foi o segundo empreendimento do Sistema Integrado de Mobilidade (SIM) iniciado nesta semana. Na segunda-feira (14), foi a vez do Corredor Ressaca, que vai fazer a ligação entre a regional e o bairro Cidade Industrial, conforme mostrado pelo Diário de Contagem.
 
O Corredor Norte-Sul receberá investimentos da ordem de R$ 100 milhões, financiados pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e pela Caixa Econômica Federal.
 
De acordo com o presidente da Autarquia Municipal de Trânsito e Transportes de Contagem (Transcon), Gustavo Peixoto, as obras serão divididas em duas etapas: a primeira terá início na região de Nova Contagem e seguirá até o Complexo Viário do Beatriz (que também está passando por intervenções), e a segunda começará no Beatriz e terminará no Cidade Industrial. Essa última ainda depende de a Caixa registrar os documentos, segundo Peixoto.
 
O primeiro trecho, que terá 14 quilômetros (km), vai custar R$ 20 milhões e deverá ser concluído em agosto de 2020.
 
Protagonismo
 
O Corredor Norte-Sul será o principal do SIM, de acordo com a prefeitura, com 20 km de extensão, ao todo. Os outros dois (Ressaca e Leste-Oeste) serão interligados a ele. A via vai começar na LMG-808, em Nova Contagem, seguindo pela rua do Registro e passando pelo centro histórico do município (ruas Bernardo Monteiro, Doutor Cassiano e João Camargos). Já no bairro Beatriz, o corredor seguirá por toda a avenida João César de Oliveira até chegar à avenida General David Sarnoff, no Cidade Industrial.
 
“A Transcon informa que, posteriormente, as avenidas Dílson de Oliveira e Carmelita Drummond Diniz (também conhecida como avenida Maracanã) serão incorporadas ao Corredor Norte-Sul, com o objetivo de desviar parte do fluxo de veículos do centro histórico. Importantes obras viárias, como o Complexo Viário do Beatriz e o Boulevard Portugal, também compõem o corredor”, afirma o Executivo.
 
Ainda segundo a prefeitura, o empreendimento vai atender a sete regionais de Contagem (Vargem das Flores, Petrolândia, Sede, Ressaca, Eldorado, Riacho e Industrial), totalizado 101 bairros e aproximadamente 37 mil passageiros por dia.
 
Matéria relacionada
Corredor Ressaca deve ser concluído no início de agosto de 2020
Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br