Data de publicação: 05-05-2020 16:47:00

Polícia Civil investiga vídeo falso de caixões enterrados com pedras em BH

Centro de Integração Empresa Escola de Minas Gerais -  CIEE
Foto: Internet/Reprodução
 
Agência Brasil
 
A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) instaurou um inquérito para apurar a origem de um vídeo no qual uma mulher, cuja identidade está sendo investigada, afirma que em Belo Horizonte caixões estariam sendo enterrados vazios ou com pedras e paus no lugar dos corpos de vítimas do novo coronavírus.
 
Tanto a PCMG quanto a prefeitura da capital afirmam que o conteúdo do vídeo é falso. Em conversa com jornalistas nesta terça-feira (5), o delegado-geral Wagner Sales disse que a autora do vídeo pode ser condenada a até nove anos de prisão por denunciação caluniosa, difamação contra autoridade pública e propagação de tumulto e alarme.
 
“É preciso que a população se conscientize de que as atitudes no mundo virtual têm consequências no mundo real”, disse o delegado, solicitando ajuda dos cidadãos para tentar chegar até a mulher que aparece no vídeo.
 
“Precisamos que a população nos traga mais informações sobre este vídeo por meio do número 181. Só assim vamos poder desestimular e responsabilizar os autores dessas atitudes nocivas à sociedade”, acrescentou Sales, destacando que, além de provocar incertezas e fomentar a insegurança, o vídeo desrespeita as famílias das vítimas do novo coronavírus.
 
A falsa denúncia circulou pelas redes sociais nos últimos dias. Nele, a mulher, que agora está sendo procurada, afirma que parentes de mortos foram surpreendidos ao abrirem os caixões e se depararem com pedras e paus.
 
“Aqui em Minas está acontecendo um caso muito engraçado. Principalmente lá em BH”, diz a mulher, criticando o prefeito Alexandre Kalil (PSD) e a classe política em geral. “Estão enterrando um monte de gente com coronavírus. Aí, o que aconteceu? Mandaram ir lá e arrancar todos os caixões para fazer o exame para ver se é coronavírus mesmo. Sabe o que tem dentro do caixão? Pedra e madeira”, diz a mulher, procurando desacreditar as notícias a respeito da letalidade da doença.
 
Fake News recorrentes
 
No início de abril, outro vídeo com falsas acusações sobre a situação em Minas Gerais chamou a atenção das autoridades. Gravado no entreposto de Contagem das Centrais de Abastecimento (CeasaMinas), o vídeo exibia um homem afirmando que as recomendações de distanciamento social, com restrições a algumas atividades comerciais, ameaçavam os moradores da capital mineira e região com a falta de alimentos.
 
O vídeo foi gravado em uma área da CeasaMinas que passava por obras, em dia e horário de menor movimento no local. Imagens posteriormente disponibilizadas pela própria empresa revelaram que, naquele mesmo momento, não só havia ao redor bancas devidamente abastecidas, como que, mais cedo, o movimento tinha sido normal.
 
Também neste caso a PCMG instaurou inquérito e ouviu o autor do vídeo, que declarou ter agido sozinho, gravado e divulgado as imagens para alarmar a população sobre os efeitos econômicos do distanciamento social.
 
Matéria relacionada
Autor de vídeo na CeasaMinas pode ser responsabilizado por criar alarme falso
Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br