Data de publicação: 10-08-2020 17:34:00

Reforma da Casa da Cultura deve, enfim, sair do papel

Centro de Integração Empresa Escola de Minas Gerais -  CIEE
Foto: Ronaldo Leandro/Arquivo PMC
 
A Casa da Cultura Nair Mendes Moreira, em Contagem, será, enfim, restaurada. O anúncio foi feito nesta segunda-feira (10), depois da assinatura da Ordem de Serviço (OS) que autoriza o início das obras. A previsão é de que a recuperação do imóvel seja concluída em até 150 dias.
 
As intervenções serão feitas por uma empresa especializada e acompanhadas pelo Conselho Municipal de Cultura e do Patrimônio Ambiental e Cultural de Contagem (Compac), formado por representantes do poder público e da sociedade civil. Segundo a prefeitura, serão investidos R$ 1,3 milhão por meio do Fundo ICMS Patrimônio Cultural.
 
“Vamos reconstruir toda a parte interna da casa, trocar o telhado e o piso de tábua de madeira, pintar e renovar a parte elétrica que, infelizmente, foi completamente furtada. Também vamos construir um banheiro para uso coletivo. Atualmente, a casa não dispõe de um banheiro específico para visitantes. E, além disso, vamos recuperar o espaço externo de convivência para a promoção de atividades culturais”, antecipou o secretário municipal de Cultura, Esporte e Juventude, Alexandre Valadares.
 
A OS foi assinada pelo prefeito Alex de Freitas (sem partido) no gabinete dele. Também estiveram presentes o vice-prefeito, William Barreiro (PSB); o secretário de Obras e Serviços Urbanos, João Batista dos Mares Guia; e o subsecretário da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Juventude (Secej), Mário Fabiano.
 
Histórico
 
A promessa de restauração da Casa da Cultura é antiga em Contagem. Em outubro de 2016, a edificação, datada do século XVIII, deixou de receber visitantes para passar por restauro e reforma. De acordo com a Secej, na época, as intervenções seriam feitas parcialmente, por falta de verba.
 
Em novembro do mesmo ano, no entanto, as obras foram paralisadas, devido a um mandado de segurança impetrado pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo. Nos dois anos seguintes, ainda segundo a secretaria, foram destinados valores para a execução completa do projeto de restauração, mas ele não saiu do papel.
 
Em janeiro de 2018, a prefeitura chegou a divulgar que na segunda quinzena de fevereiro seria publicada a licitação do projeto de restauração completa, já disponível na Secej naquela época. Mas, de lá para cá, nada aconteceu e a degradação do imóvel se acentuou.
 
Importância cultural
 
Tradicionalmente conhecida como Casa do Registro, a Casa da Cultura Nair Mendes Moreira é considerada a mais antiga do município e um dos núcleos de origem da chamada “Contagem das Abóboras”.
 
Em 1991, o imóvel foi restaurado e, em 1998, tombado por meio do Decreto nº 10.060. Em 2007, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) reconheceu a edificação como primeiro museu de Contagem.
 
Matérias relacionadas
Incêndio na Casa da Cultura de Contagem é desmentido pela prefeitura
Obras da Casa de Cultura de Contagem podem ser retomadas neste ano
Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br